Nessa segunda-feira (10), o conselheiro federal e membro da diretoria do Conselho Federal de Química (CFQ) Rafael Almada marcou presença na audiência realizada no Senado Federal para discutir o novo Plano Nacional de Educação (PNE). O encontro reuniu especialistas e representantes do setor educacional a fim de debater estratégias e diretrizes para aprimorar a qualidade da educação no país.
Diversos temas foram abordados ao longo da audiência, tais como a expansão do acesso à educação, a qualidade do ensino básico, a formação continuada dos docentes e a inclusão de tecnologia nas escolas. Também foram discutidos mecanismos de avaliação da educação com o intuito de monitorar e melhorar os indicadores educacionais em todo o Brasil.
Com vasta experiência na área, o conselheiro, que também é reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), destacou a importância da participação de conselhos profissionais na discussão de um novo PNE, além de investimentos contínuos na educação, e ressaltou a necessidade de políticas públicas efetivas para garantir um ensino de qualidade para todos os brasileiros.
“Para nós, é importante ver a participação dos conselhos profissionais nesse processo de discussão e construção dessa política de formação, seja na educação técnica, seja na educação profissional e tecnológica e suas diferentes vertentes, seja no ensino superior. É essencial ter os conselhos profissionais contribuindo com essa discussão para que a gente possa ter cada vez mais cursos que sejam coerentes com o desenvolvimento do nosso país”, afirmou Almada.
O novo PNE, que está em fase de construção, visa estabelecer metas e diretrizes para os próximos anos, buscando enfrentar os desafios e as demandas emergentes do sistema educacional brasileiro. A audiência no Senado proporcionou um espaço de diálogo e intercâmbio de ideias entre os participantes, com o objetivo de promover uma educação mais inclusiva, igualitária e de qualidade.
O conselheiro ressaltou a importância de um esforço conjunto para garantir a implementação efetiva das políticas educacionais que inclua a educação profissional. “Entre as metas que vamos propor para um novo PNE, precisamos incluir a qualidade da formação desse profissional. Esse profissional, formado no ensino profissional ou no ensino superior, precisa que os desafios sejam previstos, porque essas metas não podem estar descoladas do desenvolvimento do país”, destacou.
Almada, que participou da construção do PNE em 2014, desempenha um papel de destaque no cenário educacional. O conselheiro elogiou o trabalho da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal que, de acordo com ele, tem feito uma discussão muito propositiva.
Ao final do encontro, Rafael Almada se mostrou otimista com relação às discussões realizadas, afirmando que a participação de diversos atores envolvidos na área da educação contribui para a construção de um plano mais robusto e abrangente.
Estiveram na audiência, também, a técnica-pedagógica na Assessoria de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU/ES), Cinthya Campos de Oliveira Mascena; o diretor de Políticas Educacionais da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior, Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES), Carlos Alberto Marques; o representante do Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Bruno Tovar Falciano; a diretora financeira da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Miriam Fábia Alves; e a presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves.
Confira a audiência na íntegra.
Fonte: https://cfq.org.br/noticia/conselheiro-federal-participa-de-audiencia-sobre-novo-plano-nacional-de-educacao-no-senado/
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