Institucional
Notícias

45º BH ITINERANTE - CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2º SEMESTRE DE 2023  (FINALIZADO)

CENTRO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SALA VERDE - SMMA/PBH

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

O que é

Curso de Extensão em Educação Ambiental em formato predominantemente presencial, com atividades externas, internas e virtuais, com abordagem socioambiental, tendo a cidade de Belo Horizonte como referência de espaço de ensino e aprendizagem.  

 

Objetivo

Formar Agentes Ambientais capacitados para a promoção de ações socioambientais, refletindo e agindo com sustentabilidade para melhoria na qualidade de vida, individual e coletiva.

Conteúdo Programático:

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); Agenda 21; Agroecologia; Aspectos Físicos e Biológicos; Ambiente Urbano; Redes Socioambientais; Políticas Públicas.

Metodologia

Atividades interativas, lúdicas e em grupo, além de oficinas, travessias e relatos de experiência, utilizando-se de ferramentas virtuais com base na plataforma Google Meet, dentre outras. Atividades externas ocorrem com o Expresso Ambiental, ônibus da GEEDA-MA destinado a atividades de Educação Ambiental.

 

Trabalho Final (opcional); 

É proposta uma atividade prática, na modalidade de Travessia, Oficina de Educação Ambiental ou Relato de Experiência, com planejamento e realização em grupos e que interaja com um público que não se restrinja ao do próprio curso. 

Certificação

Para receber o certificado como Agente Ambiental, os cursistas deverão ter, no mínimo, 75% de frequência, o que corresponde a, no máximo, quatro faltas. O mesmo critério se aplica ao tempo de presença em cada dia do curso. Não será considerada ausência a falta justificada por razão de ordem de tratamento de saúde ou convocação judicial, devidamente documentada. O cursista que tiver mais de 04 faltas, receberá DECLARAÇÃO de presença com o número de horas cumpridas ao longo do curso.

Informações Gerais

  • Período: de  06/09 a 14/12/2023, totalizando 14 encontros. O curso ocorrerá às quintas-feiras, exceto nos dias 06/09 e 11/10, às quartas-feiras.
  • Horário: das 8h às 12h, exceto nos dias 14/09, 11/10 que será de 8h às 11h30min (encontro virtual) e dia 14/12, de 7h30 às 12h30min (encerramento).
  • Carga Horária: 108h
  • Vagas para cursistas: 40
  • Vagas para monitores voluntários: 04
  • Público: maiores de 16 anos
  • Atividades Presenciais: Av. Afonso Pena, nº 342, Centro
  • Acesso à sala virtual: Plataforma Google Meet

INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS AO CURSO

  • Período e horário: de 8h do dia  21/08/2023 às 8h do dia  28/08/2023.     
  • Endereço: https://forms.gle/yapZUH7ZYbaUzrsy5 .
  • As inscrições deverão ser feitas pela pessoa interessada.

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO

  1. Ter disponibilidade integral nas atividades presenciais do curso e virtuais simultâneas (síncronas) conforme programação desta edição;
  2. Possuir computador com câmera, som, microfone e acesso a internet, preferencialmente banda larga;
  3. Dispor de acesso a conta do Gmail para acesso à plataforma Google Meet;
  4. Dedicar aproximadamente 2 horas semanais para realizar atividades assíncronas (sem dia e horário definidos) como leitura de textos, avaliações, relatórios, dentre outras.

CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS CURSISTAS:

Terão prioridade:

1º) Candidata(o)s que apresentarem o maior número de certificados referentes às   atividades educativas oferecidas pela Gerência de Educação Ambiental - GEEDA-MA/SMMA/PBH, de acordo com a seguinte ordem de importância:

a) Certificação de conclusão do Curso de Extensão em Educação Ambiental “Educação para o Risco”.

b) Certificação de participação em Oficinas de Educação Ambiental, Visitas Orientadas, Travessias / Circuitos Ambientais, Ambiente em Foco, Cine Ambiente em Foco, Agentes Ambientais em Ação e Ciclo de Estudos sobre Riscos Socioambientais.

c) Certificação de participação em atividades educativas promovidas pelos Centros Regionais de Educação Ambiental - CEA da SMMA/PBH.

d) Certificação de participação em atividades promovidas pelos cursistas de edições anteriores do BH Itinerante como trabalho final.

Observação: 

·         Havendo certificados, apresentá-los por arquivos digitais (formato JPG, PDF ou outros) junto ao formulário de inscrição.

·         A classificação final levará em consideração a somatória das atividades relacionadas nos itens b), c) e d), respeitando a hierarquia.

2º) Candidatos que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela Gerência de Educação Ambiental da SMMA e que residam em Belo Horizonte.

3º) Candidatos que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela Gerência de Educação Ambiental da SMMA e que residam na Região Metropolitana de Belo Horizonte ou no Colar Metropolitano de Belo Horizonte.

4º) Candidatos que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela Gerência de Educação Ambiental da SMMA e que não residam na Região Metropolitana de Belo Horizonte ou Colar Metropolitano de Belo Horizonte.

5º)  Candidatos já selecionados para edições anteriores do curso BH Itinerante.

OBSERVAÇÃO GERAL (CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS CURSISTAS):

  • Em caso de empate em todos os itens, o desempate terá como critério a ordem de inscrição dos candidatos.
  • A comprovação de endereço de residência mencionada nos itens 2º), 3º) e 4º) será  por autodeclaração, no formulário de inscrição. Constatada a ausência de veracidade nesta informação, o candidato(a) ou cursista terá sua inscrição cancelada.

 


INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS À MONITORIA VOLUNTÁRIA

A monitoria voluntária visa possibilitar ao Agente Ambiental formado no curso BH Itinerante ou Educação para o Risco, exercitar e se apropriar de habilidades didáticas, interagindo com a coordenação nas etapas de planejamento e realização do curso. 

 

REQUISITOS PARA CONCORRER ÀS VAGAS DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

1º) Ter concluído o curso BH Itinerante ou Educação para o Risco, comprovado por meio do envio de arquivos digitais dos certificados (formato JPG, PDF ou outros), no formulário de inscrição ou autodeclaração.

2º) Declarar ter disponibilidade semanal para participar da organização e do desenvolvimento do curso, de acordo com a seguinte agenda: 

·         segundas-feiras (das 09h às 11h), de 04/09 a 18/12/2023, e 

·         quintas-feiras (das 7h30min às 12h ou 12h30min, conforme programação desta edição

3º) Possuir computador com câmera, som, microfone e acesso a internet,   preferencialmente banda larga.

4º)  Dispor de conta do Gmail para acesso à plataforma Google Meet.

 

OBSERVAÇÃO GERAL (INSCRIÇÕES PARA A MONITORIA VOLUNTÁRIA):

  • A seleção para monitoria voluntária terá como referência a exposição escrita, feita no ato da inscrição, sobre as razões que o motivam a se candidatar.
  • Para receber o certificado como monitor(a) é necessário o cumprimento de, no mínimo, 75% de frequência, o que corresponde a, no máximo, quatro faltas nos encontros das segundas-feiras e quatro faltas nos encontros das quintas-feiras. O mesmo critério se aplica ao tempo de presença em cada encontro. Não será considerada ausência a falta justificada por razão de ordem de tratamento de saúde ou convocação judicial, devidamente documentada. O monitor que tiver menos de 75% de frequência, receberá DECLARAÇÃO de presença com o número de horas cumpridas ao longo da monitoria.

 


COORDENAÇÃO GERAL

  • Aluísio Cardoso de Oliveira, Biólogo;
  • Eliana Apgaua, Assistente Social; 
  • Luciana Maria José Magalhães da Cunha, Geógrafa; e
  • Marcos Antonio Santos de Souza, Engenheiro Agrimensor e Agroecologista.

 

REALIZAÇÃO

Centro de Extensão em Educação Ambiental - Sala Verde - SMMA/PBH

Informações: geeda@pbh.gov.br

https://prefeitura.pbh.gov.br/meio-ambiente/educacao-ambiental

 

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - PBH

Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA

Gerência de Educação Ambiental - GEEDA-MA

 

Av. Afonso Pena, 342, 8° andar - Centro

Belo Horizonte

Minas Gerais

Brasil

CEP  30.130-001 

Fonte: https://prefeitura.pbh.gov.br/meio-ambiente/educacao-ambiental

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801