Institucional
Notícias

CRQ IV-SP realiza especialização na área de saneantes para combater informalidade no setor  (FINALIZADO)

A informalidade da indústria de produtos de limpeza (os chamados saneantes), que coloca em risco a saúde da população, e a falta de profissionais habilitados no setor levaram o Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV-SP) a realizar a “Especialização em Tecnologia de Produtos Saneantes” no formato EaD.

Organizado pela Comissão Técnica de Saneantes do CRQ IV-SP, o curso conta com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso de Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Aula inaugural
Sob a coordenação acadêmica do conselheiro federal do Conselho Federal de Química (CFQ) e integrante da Câmara Técnica de Saneantes da ANVISA Ubiracir Lima e coordenação administrativa de Sabrina Miyazaki, a aula inaugural foi realizada na sexta-feira (18) e contou com a presença do diretor-executivo da ABIPLA, Paulo Engler, e do coordenador de Saneantes (Cosan) da ANVISA, Webert Santana. A apresentação foi feita por Andrea Mariano, da Comissão Técnica de Saneantes do CRQ IV-SP.

O primeiro módulo “Ciência e tecnologia aplicadas ao desenvolvimento de produtos saneantes” foi ministrado pelo professor Ricardo Pedro, profissional com mais de 28 anos de experiência nas indústrias química, de cosméticos e de saneantes. Atuou em pesquisa e desenvolvimento, produção, distribuição, desenvolvimento de negócios e vendas de insumos para diversos setores industriais.

Regulação
Essa é a terceira edição do curso. De acordo com Ubiracir Lima, entre as primeiras edições e a terceira foi identificada não somente a necessidade, como também a possibilidade de empreender na área. “Esse profissional que busca se capacitar tanto pode entrar numa fábrica de saneantes quanto montar a sua própria empresa”, sugeriu.

Segundo Lima, o apoio da ANVISA ao curso é justamente para mostrar o trabalho de orientação que ela já faz incentivando as empresas e os profissionais a entrarem nesse mercado formalizados. “Para quem quiser trilhar o caminho do empreendedorismo, por exemplo, é importante saber qual o melhor caminho para obter a licença de funcionamento local; o que é um produto notificado; que auxílio a agência reguladora pode dar, entre outras informações, para ninguém atuar na clandestinidade.”

Webert Santana lembrou que os saneantes são a primeira “vacina”, ou seja, a primeira barreira para garantir a saúde da população. Daí a importância de empresas e profissionais habilitados para colocar no mercado produtos de qualidade e regulados pela ANVISA. “Temos feito boas parcerias nessa área, mostrando para as empresas que elas cuidam de um segmento importantíssimo para a saúde das pessoas.”


Informalidade
Para se ter uma noção do grau de informalidade no setor, do total de 8,1 mil empresas espalhadas por 1,1 mil municípios brasileiros, apenas 2,7 mil estão inscritas na ANVISA. O levantamento é do Sindicato das Indústrias de Produtos de Limpeza (SIPLA).

Uma pesquisa da ABIPLA, divulgada em 2022, revelou que a informalidade dos produtos de limpeza de uso doméstico representa 22% de todo o mercado brasileiro. Já entre os saneantes de uso profissional, os itens irregulares somam 18% do mercado. Outro dado da ABIPLA mostra que o setor chega a movimentar cerca de R$ 10 bilhões anualmente.

“Precisamos de profissionais habilitados porque o nosso setor cresce muito acima do PIB [Produto Interno Bruto] há muitos anos. Alcançamos nosso recorde histórico em 2019 e nos mantivemos em 2020 e 2021”, reforça Paulo Engler, acrescentando que a informalidade aumentou no período da pandemia de Covid-19, principalmente em 2021.

Entre as iniciativas para combater a informalidade no setor de saneantes, Engler mencionou o trabalho que a ABIPLA desenvolve em conjunto com o Sistema CFQ/CRQs de combate à desinformação, alertando sobre os riscos de misturas indevidas de produtos de limpeza, por meio do workshop “Mistura Explosiva: Limpando Conceitos, Clareando Ideias”. “As chamadas misturinhas caseiras são a porta de entrada do mercado informal de saneantes”, alertou o diretor-executivo da entidade.


Especialização
O curso de longa duração tem carga horária de 360 horas com previsão de término para dezembro de 2024. É voltado para Profissionais da Química com pré-requisito de nível superior na área da Química.

Na especialização, são tratadas as principais questões em produtos de limpeza, legislações, registro, rótulos e marketing. O curso traz os melhores especialistas no desenvolvimento de fórmulas, controle e garantia da qualidade, profissionais da ANVISA e desenvolvedores do marketing focado na legislação. As aulas ficam gravadas e ainda é possível se inscrever. Qualquer dúvida pode ser dirimida com os instrutores.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/crq-iv-sp-realiza-especializacao-na-area-de-saneantes-para-combater-informalidade-no-setor/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801