Institucional
Notícias

I Simpósio Brasileiro de Cachaça de Alambique (I SBCA)  (FINALIZADO)

21 a 23 de setembro - Lavras/MG

O I Simpósio Brasileiro de Cachaça de Alambique (I SBCA) e V Seminário Mineiro de Cachaça de Alambique (V SMCA), cujo tema central é “Cachaça, 500 anos de história: um legado de uma matriz complexa, envolvendo equilíbrio entre cultura e pesquisa”, estão sendo promovidos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), e pela Secretaria do Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), no período de 21 a 23 de setembro de 2023, no Parque Tecnológico da UFLA, em Lavras, Minas Gerais. Será coordenado pela Profa. Maria das Graças Cardoso, uma pesquisadora e entusiasta da bebida.

Os eventos se constituem como um marco na história da cachaça, por serem os primeiros que ocorrem após a CACHAÇA DE ALAMBIQUE tornar-se uma realidade.

O I SBCA e o V SMCA estarão abertos à participação de todos os integrantes da cadeia produtiva e de valor da Cachaça de Alambique, reunirão produtores, pesquisadores, estudiosos, promotores, apreciadores e consumidores da bebida, apresentando palestras, conferências, mesas-redondas, minicursos, trabalhos científicos e exposição de produtos relacionados à cadeia produtiva da legítima e verdadeira BEBIDA NACIONAL BRASILEIRA – A CACHAÇA DE ALAMBIQUE.

A UFLA, indiscutível centro de excelência em Ciências Agrárias, vem se tornando um importante centro de estudos e pesquisas em Tecnologia de Produção de Cachaça de Alambique. É uma Universidade cada vez mais autossustentável e conta com um importante grupo de pesquisadores dedicados ao desenvolvimento e melhoria da qualidade dessa bebida genuinamente brasileira.

A cidade de Lavras, localizada na Região das Vertentes, conta com excelente estrutura urbana e de hospitalidade, juntamente com a UFLA, seu corpo técnico, os organizadores, promotores, parceiros e colaboradores terão imenso prazer em recebê-los para juntos poderem realizar essa importante jornada científica, cultural e interativa entre seus participantes.

Sejam muito bem-vindos! A UFLA os espera de braços abertos!

A Comissão Organizadora.

Fonte: https://isbca-dqi.ufla.br/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801