Institucional
Notícias

Braskem (BRKM5) terá venda fatiada em operação nos EUA, diz jornal

Operação nacional da Braskem, contudo, deve ser vendida em inteiro.


Operação nacional da Braskem, contudo, deve ser vendida em inteiro - Foto: Divulgação Braskem

A operação americana da Braskem (BRKM5) deve ser vendida em separado para que a Novonor (ex Odebrecht) possa ampliar os lucros vendendo sua fatia de 50,1% na companhia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Enquanto isso, a operação brasileira da Braskem não deve ser vendida em partes separadas. A ideia é que as fábricas americanas seriam subvalorizadas, caso ligadas às operações brasileiras.

Além disso, petroquímicas dos Estados Unidos estariam interessadas na negociação, em razão de ganhos de escala.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Até o fim de junho as propostas de compra para a fatia de 50,1% da Novonor na Braskem devem ser apresentadas, enquanto ainda nesta semana fundos dos EUA discutem a negociação.

A condução se dá pelo Morgan Stanley, banco de investimentos americano.

Um dos interessados na fatia seria o Mubadala, companhia de investimentos dos Emirados Árabes Unidos. A venda de refinaria RLAM, localizada na Bahia, já teve o fundo soberano dos Emirados como comprador, com previsão de ter aquisição totalmente fechada até o fim de 2021.

Além disso, após a compra da Sasol pela Lyondell Basell em outubro, a mesma não teria mais interesse em uma fatia de 100% da Braskem. Ainda em 2019 a companhia holandesa quase comprou a petroquímica inteira e, agora, segue com interesses em relação à fatia societária.

Braskem despontou no início do mês

Na lacuna de tempo da primeira semana de junho, a Braskem teve um desempenho de 13,86% de alta nas ações, sendo a segunda melhor companhia do Ibovespa no acumulado de sete dias.



O desempenho foi catapultado por mudanças em práticas de governança corporativa.

Cotação atual de BRKM5

Atualmente cada ação ordinária de Braskem apresenta um preço de R$ 56,90, após queda de 1,24% no pregão de quarta-feira (17).

Eduardo Vargas

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801