Institucional
Notícias

24º COBEQ: Pesquisador reforça papel da Química na produção de hidrogênio renovável

A Química é uma das áreas profissionais que tendem a ser cada vez mais valorizadas nesse movimento de transição energética sobre o qual o mundo vem se debruçando. É o que considera o pesquisador Gerhard Ett, do Centro Universitário SENAI-CIMATEC, de Salvador (BA), instituição referência em Tecnologia e Inovação no país.

Ett compôs o painel “Hidrogênio Renovável” no 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (24º COBEQ), realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), com patrocínio do Conselho Federal de Química (CFQ).

“A Química esteve na primeira, na segunda e na terceira revoluções industriais, e vai estar na quarta. Quando se diz que Química é vida, é exatamente isso. Na transição energética, ela está muito mais presente, desde a fabricação das baterias, nos eletrolisadores para a produção de hidrogênio, e em todo esse processo”, afirmou o pesquisador.

Segundo explicou Gerhard Ett, a Química analisa inclusive a fonte e a qualidade do hidrogênio renovável, porque ele precisa passar por um processo de purificação, o que provoca aumento do custo. “Entender a pureza desse hidrogênio e qual processo será utilizado é papel da Química”, reforçou.

O painel abordou, ainda, os desafios que o setor precisa vencer relacionados com a questão ambiental, o desenvolvimento das tecnologias de descarbonização, além da competitividade no mercado econômico.

Ao lado do pesquisador do SENAI-CIMATEC, esteve Edson de Paiva Alves, que lidera o projeto na UNIGEL da primeira planta de hidrogênio verde em escala industrial no Brasil, instalada em Camaçari (BA). Ao apresentar o projeto, ele destacou a importância da integração da indústria com a universidade e o poder público, com vistas à tomada de decisão para investimento sustentável.

“A intenção é mostrar o que é essa integração quando a gente busca fazer um alinhamento daquilo que a universidade produz de conhecimento com o que os licenciadores de tecnologia estão fazendo, e o empresário, num momento de decisão em um processo ainda em desenvolvimento, de uma nova economia”, enfatizou.

Para Edson Alves, a decisão de investimento passa pela gestão de risco. “É assim que funciona a inovação tecnológica. Ela precisa de teste. Então, a gente não vai esperar que toda essa cadeia esteja bem consolidada, precisamos testar.”

24º COBEQ
O Congresso é um evento que ocorre a cada dois anos, desde 1976, e é considerado o de maior relevância nacional na Engenharia Química, reunindo pesquisadores da academia e da indústria para a discussão de temáticas relacionadas à pesquisa, inovação e aplicação da Engenharia Química no Brasil e no mundo. O tema deste ano é “O papel da Engenharia Química na transição energética, desfossilização e circularidade da economia” e possui relevância mundial em razão da busca de um futuro sustentável para o planeta. Esta edição acontece de 1º a 5 de outubro, em Salvador (BA).


Foto: Amanda Tropicana

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/24o-cobeq-pesquisador-reforca-papel-da-quimica-na-producao-de-hidrogenio-renovavel/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801