Institucional
Notícias

Meio Ambiente – H2 Verde no mundo

Considerada a bola da vez das políticas de descarbonização de vários países, o hidrogênio verde já soma 20 projetos.


Considerada a bola da vez das políticas de descarbonização de vários países, o hidrogênio verde já soma 20 projetos anunciados acima de 1 GW, com potência total instalada planejada de 137,8 GW em unidades de eletrólise da água.

O levantamento foi realizado pela revista Recharge, que apontou que o maior projeto anunciado é o europeu Ambition HyDeal, de 67 GW, planejado para ser implantado em vários países da Europa Ocidental, a começar pela Espanha e sudoeste da França, estendendo-se para o leste francês e Alemanha.

O megaprojeto envolve 30 grupos de energia e promete contemplar o uso de 95 GW de energia solar para alimentar os 67 GW de eletrólise.

H2 verde no Ceará

O Brasil também já tem um projeto de hidrogênio verde em estruturação, no Ceará. O projeto é liderado pela australiana Enegix Energy, em acordo com o governo cearense, e deve envolver investimento de US$ 5,4 bilhões.

A previsão é de que sejam produzidos 600 mil t/ano do combustível renovável em planta a ser construída no Porto de Pecém. Batizado de Base One, a unidade precisará ser alimentada inicialmente por 3,4 GW de energia solar e eólica do estado cearense e os envolvidos prometem colocar a planta em operação em 2025.

H2 verde no Ceará 2

O Ceará tem alta competitividade para implantar uma unidade de hidrogênio verde por ter grande potencial de geração de energia renovável.

Além de já contar com 2,2 GW de eólicas em operação e mais 326 MW em projetos outorgados dessa fonte, o estado deve se firmar como um dos principais em energia solar fotovoltaica.

Atualmente, em usinas centralizadas, o Ceará conta com 220 MW solares instalados, mas tem 2,3 GW em projetos para serem implementados até 2024.

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801