O conselheiro federal Ubiracir Fernandes Lima Filho foi um dos destaques do 62º Congresso Brasileiro de Química, realizado em Natal (RN), no qual apontou contribuições técnicas e regulatórias para promover a sustentabilidade. Durante a programação do evento, Lima participou de um painel com o tema “Aspectos Técnicos e Regulatórios na Prevenção de Resíduos Químicos: Contribuições Químicas aos Protocolos de Sustentabilidade,” onde abordou importantes questões relacionadas à Química.
Em sua apresentação, Ubiracir destacou a relevância de otimizar o uso de recursos químicos, reduzindo o descarte de produtos plenamente utilizáveis. “A Química é uma valiosa ferramenta para a sustentabilidade ambiental”, afirmou.
Prazo de validade
Durante o painel, Lima explicou o conceito de “reteste”, no qual os fabricantes de insumos estabelecem uma data previamente estipulada (geralmente entre 24 e 36 meses) em que, a qualidade do insumo seja verificada de acordo com as especificações determinadas pelo fabricante do insumo.
Segundo o especialista, ao atingir aquela data de reteste, a indústria responsável pela produção da formulação acabada ou do produto final realiza ensaios físico-químicos e microbiológicos no insumo. “Se o insumo atender às especificações estabelecidas pelo fabricante e mantiver a qualidade desejada, ele pode ser imediatamente incorporado na produção do produto final”, explicou.
Ele também ressaltou que esse conceito, embora não seja novo, tem ganhado força recentemente no Brasil, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já aplicando-o para insumos farmacêuticos, da indústria de cosméticos e saneantes.
Para o conselheiro, a qualidade do insumo dentro dessas especificações permite sua utilização imediata na fabricação do produto acabado, evitando o descarte prematuro de produtos em boas condições de uso. Destacou, ainda, que essa abordagem não apenas economiza recursos, mas também evita a incineração desnecessária de produtos químicos, o que teria impactos ambientais significativos. Portanto, ao adotar o conceito de “reteste,” a indústria química está dando um passo importante em direção à sustentabilidade, garantindo que produtos químicos valiosos sejam utilizados de forma eficaz e responsável.
Essa iniciativa já ganhou destaque em eventos como o workshop “Prevenção de Resíduos e Extensão da Validade de Produtos Químicos Industriais: Impactos e Soluções Sustentáveis”, indicando que a indústria brasileira está avançando em direção a práticas mais sustentáveis no gerenciamento de resíduos químicos.
CBQ
O Congresso Brasileiro de Química é um evento anual que tem como objetivo promover o estudo, a disseminação e o avanço do conhecimento na área, reunindo a comunidade Química de diferentes estados do Brasil. Durante esse encontro, foram realizados cursos, palestras, mesas redondas e a apresentação de trabalhos de pesquisa. Esta edição ocorreu no período de 31 de outubro a 3 de novembro, em Natal (RN).
Fonte: https://cfq.org.br/noticia/62o-cbq-conselheiro-federal-aborda-desafios-da-quimica-na-prevencao-de-residuos-quimicos/
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801