No último dia do 62º Congresso Brasileiro de Química (CBQ), o professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e presidente da Federação Latino-Americana de Química (FLAQ), Jorge Cardoso Messeder, apresentou um importante painel intitulado “O Programa ABQesc – A ABQ vai à escola”, no qual destacou o papel da Associação Brasileira de Química (ABQ) na transformação do ensino de Química no Brasil.
Em sua palestra, o professor enfatizou a necessidade de uma guinada no ensino de Química e Ciências nas escolas brasileiras, indicando que a educação é a espinha dorsal do progresso nacional. “Lançado em 2016, o Programa ABQesc se revelou um catalisador dessa transformação. Com a missão central de desmistificar a Química desde a educação infantil, o propósito era dissipar a aura de dificuldade que historicamente cercou essa disciplina”, afirmou.
Ao longo dos últimos sete anos, o projeto influenciou positivamente a vida de mais de 600 professores em todo o Brasil. Uma das estratégias fundamentais tem sido a colaboração com as prefeituras municipais, fortalecendo as escolas em nível local e promovendo a integração entre professores e instituições. “Interagir com as prefeituras municipais e os professores das escolas foi fundamental para o sucesso do programa. Realizamos oficinas formativas abrangendo uma ampla gama de tópicos, desde a otimização da utilização de laboratórios nas escolas até a incorporação de narrativas e contação de histórias como estratégias de ensino de Ciências”, explicou Messeder.
Durante a pandemia de COVID-19, o programa enfrentou desafios significativos, levando-o a se adaptar e oferecer oficinas remotas nos anos de 2020 a 2022. O professor ressaltou que, apesar das adversidades, a iniciativa manteve sua relevância, conduzindo oficinas de forma remota ao longo de dois anos consecutivos.
Expansão para o ensino médio
Uma mudança significativa, programada para este ano, é a ampliação dessa ação para o ensino médio. O objetivo é fazer com que o Programa ABQesc transcenda as paredes da academia, envolvendo ativamente as escolas participantes em todo o Brasil.
Através deste projeto, a ABQ se dedica a elevar o padrão do ensino de Química e Ciências, alinhando-se com os princípios do desenvolvimento sustentável e da consciência ambiental. Isso ilustra o impacto significativo da extensão universitária nos processos educacionais.
De acordo com o pesquisador, “a missão da ABQ consiste em promover e apoiar discussões e ações estratégicas para disseminar a Química e áreas relacionadas nos campos da ciência, educação, tecnologia e inovação, harmonizados com questões ambientais e o desenvolvimento sustentável, contribuindo assim para o aprimoramento da qualidade de vida”, enfatizou.
CBQ
O Congresso Brasileiro de Química é um evento anual que tem como objetivo promover o estudo, a disseminação e o avanço do conhecimento na área, reunindo a comunidade Química de diferentes estados do Brasil. Durante esse encontro, foram realizados cursos, palestras, mesas redondas e a apresentação de trabalhos de pesquisa. Esta edição ocorreu no período de 31 de outubro a 3 de novembro, em Natal (RN).
Fonte: https://cfq.org.br/noticia/programa-abqesc-e-destaque-em-palestra-durante-o-62o-cbq/
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801