Institucional
Notícias

CFQ defende formação em sustentabilidade para Químicos em audiência pública

O Conselho Federal de Química (CFQ) participou de audiência pública conjunta das Comissões de Trabalho e de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (8). Durante o evento, o conselheiro federal e membro da diretoria do CFQ, Rafael Almada, destacou que a Química é uma área estratégica para promover soluções para a poluição resultante da geração de energia.

“A Química não é apenas uma ciência que lida com a poluição, mas também com soluções para problemas relacionados aos melhores processos, redução de resíduos, visando à diminuição dos danos ambientais causados por processos químicos”, disse.

Ele explicou que o setor é essencial para aprimorar esses processos de geração energética e que a indústria é corresponsável pela mudança para uma matriz energética mais limpa.

Para isso, Almada afirmou que é preciso oferecer aos profissionais da área da Química formação continuada sobre o tema da sustentabilidade. “Esse profissional que atua hoje na indústria precisa de capacitação que não seja apenas inicial, pois já está atuando”, ponderou. “Estamos discutindo com a academia, universidades e institutos federais a possibilidade de novos cursos”, acrescentou.

O conselheiro ressaltou o envolvimento da autarquia em pautas como a da produção de hidrogênio sustentável. Ele acrescentou que a substância química pode ter aplicações que vão além do uso como combustível menos poluente para os meios de transporte nas cidades. No entanto, essa evolução requer pesquisas.

Hidrogênio sustentável
O hidrogênio sustentável é produzido por meio da eletrólise da água, utilizando energia limpa e renovável, sem emissões de CO2. Esse processo separa hidrogênio e oxigênio da água por meio de corrente elétrica, exigindo fontes limpas, como, por exemplo, solar, hídrica e eólica.

O Brasil destaca-se por sua significativa capacidade de produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono, tanto para consumo interno quanto para exportação. Sua vantagem competitiva nesse setor posiciona o país estrategicamente nos planos de descarbonização de países europeus.

Audiência pública
Também colaboraram com as discussões os deputados federais Pedro Campos (PSB-PE), Guilherme Uchoa (PSB-PE), Lídice da Mata (PSB-BA), Leonidas Cristino (PDT-CE); o coordenador-geral de Articulação de Políticas para a Transição Energética da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME), Marco Antônio Juliatto; o representante da Petrobras, Antônio Felipe Flutt; a representante do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Karen Cubas; o representante da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar; o representante do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), Aldo Amaral de Araújo; o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Felipe Morgado; a representante do Instituto Internacional Arayara, Sthefanny Lorenna West Soares, além do vereador da cidade do Recife, Rinaldo Júnior.

Assista à audiência na íntegra.???????

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-defende-formacao-em-sustentabilidade-para-quimicos-em-audiencia-publica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801