Institucional
Notícias

2ª World Clean Paraíba: importância do controle de qualidade e mesas de negócios no encerramento da edição 2024

Com a presença do Sistema CFQ/CRQs, foi realizada, em Campina Grande (PB), a segunda edição do World Clean Paraíba. A participação do Sistema CFQ/CRQs ficou por conta do Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX – Paraíba), que esteve presente no evento com um estande, onde tirou dúvidas e levou informação a representantes de empresas e profissionais da Química.

O World Clean é um evento dedicado aos setores de Saneantes, Cosméticos, Perfumaria e revendedores de produtos químicos e busca aproximar fornecedores de matérias-primas e indústrias para a promoção de negócios e troca de experiências e necessidades.

A programação do segundo dia de evento incluiu duas palestras. A primeira, coube à inspetora sanitária Gilmara Mendes, da Agência de Vigilância Sanitária da Paraíba (AGEVISA). Ela fez uma apresentação tematizando a questão dos “Requisitos para Registros de Empresas e Assuntos Regulatórios”. Ela reconheceu que o segmento está sujeito a uma carga regulatória elevada, o que demanda atenção do empresariado.

“O setor de medicamentos é o mais regulado, mas o de saneantes e cosméticos também tem uma carga maior, fica até difícil dizer qual tem mais. O resultado é que demanda muita atenção dos empresários. Mas basta seguir os passos, afinal é algo importante e que garante à sociedade que os produtos e serviços que ela recebe são seguros e de qualidade”, declarou Gilmara.

A segunda, um minicurso, ficou por conta da química industrial Shirley Freire de França, que falou de controle de qualidade na palestra chamada “Importância Analítica no Controle de Qualidade: Perspectivas versus Impactos”. Ela reconheceu que a montagem de uma estrutura de controle de qualidade envolve investimentos e que, muitas vezes, a canalização de recursos para a atividade é quase proibitiva para indústrias de menor porte. Shirley, porém, reforçou que o mercado competitivo e consumidores cada vez mais exigentes fazem com que os esforços direcionados ao controle de qualidade acabam compensando.

“Na verdade o controle de qualidade não está inerente ao porte da empresa e, sim, ao atendimento regulatório. Então pela relação custo-benefício, de acordo com a infraestrutura que cada empresa tem, você pode sim atender a norma e fazer um controle de processo bastante interessante. Até para você otimizar custos. Nesse sentido, eventos como este são muito importantes, afinal muita gente realmente não sabe nem por onde começar. É um norte bem diferenciado para quem está querendo fazer um bom produto e fazer bem feito, de acordo com a norma”, salientou Shirley.

No último dia de evento, a mesa de negócios ficou mais agitada. Os estandes estiveram mais aquecidos, com os fornecedores – muitos provenientes do Sul e do Sudeste – apresentando as inovações do mercado para os empresários da Paraíba e região. A química industrial e diretora da Innovatec Eventos, Fátima Salazar, realizadora da World Clean, destacou a importância de, pelo segundo ano, trazer esse evento para Campina Grande.

“Não é fácil a gente fazer um evento desse, porque a gente tem que reunir o setor produtivo e o setor fornecedor. Convencer os fornecedores, mostrando que tem no Estado uma demanda muito grande, porque tem empresa de saneantes, cosméticos, de fármacos, e também de intermediários. A gente consegue que fornecedor exclusivo venha, temos aqui empresas de São Paulo, na sua grande maioria, mas este ano temos duas empresas da própria região, aqui de Campina Grande”, afirmou Fátima.

Entre os expositores, um entendimento claro de que o World Clean foi um evento importante, até para dar visibilidade à indústria do Nordeste. Um exemplo é o profissional da química e perfumista Rafael Pataca, da OAK Fragrances. Ele expôs a abrangência da empresa e falou da satisfação em abrir esse diálogo com representantes do segmento industrial nordestino. Pataca comentou ainda sobre sua carreira, de perfumista, bastante incomum entre os profissionais da Química.

“A minha formação não é uma formação nacional, eu sou químico formado no Brasil, mas minha experiência em trabalhar em outras casas me permitiu me formar também em outro país. E essa formação se dá pelo dom ou pelo estudo, é preciso testar muito o olfato, avaliar muitas matérias-primas, ser curioso, entender a Química das fragrâncias para daí conseguir compor um perfume, um aromatizante, transformar essa Química em uma fragrância”, comentou.

O 2º World Clean Paraíba foi encerrado com um jantar em Campina Grande. A presidente do CRQ XIX, Raquel Lima, participou do evento e discursou para a plateia.

“A World Clean é um grande passo para que os nossos empreendedores aqui na Paraíba tenham o seu crescimento, o seu desenvolvimento. Então o objetivo é justamente esse, e eu gostaria só de saudar, agradecer, que se não fosse por vocês não seria possível. Somos gratos por esse empenho, com toda essa força conjunta que a gente mobilizou para realizar esse evento tão maravilhoso”, afirmou Raquel.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/2a-world-clean-paraiba-importancia-do-controle-de-qualidade-e-mesas-de-negocios-no-encerramento-da-edicao-2024/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801