Institucional
Notícias

Uso de IA na Ciência e Indústria de Saneantes no cenário atual foram temas do segundo dia da 47ª RASBQ

Palestras sobre o papel da Química em diversos setores, conduzidas por especialistas e professores da área, foram destaque no segundo dia da 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), realizada nesta quinta-feira, 23, no Centro de Convenções do Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia (SP).

Pela manhã, a conferência “Impacto na Química de ferramentas de inteligência artificial e modelos de língua em grande escala”, ministrada por Osvaldo Novais de Oliveira Junior, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), trouxe aos presentes um panorama sobre a inteligência artificial e sua revolução, relacionada não apenas ao domínio da ciência e tecnologia, mas também à sociedade.

Em sua fala, Osvaldo destacou como a IA pode ser aproveitada pela Ciência como ferramenta para auxiliar os profissionais em pontos específicos. “Eu acredito que a coisa mais importante seja o ganho de eficiência, pois você tem sistemas que podem, por exemplo, revisar ou propor novos modelos ou análises de dados com uma velocidade que os humanos não conseguem alcançar”, explicou.

Em relação à Química, o pesquisador ressaltou dois grandes impactos positivos que a inteligência artificial pode trazer para a área. “Destaco dois pontos. Um deles é a descoberta de novos materiais e propriedades para diversas aplicações, o que terá um impacto significativo. E o outro é a análise da literatura. Com essas ferramentas, será possível fazer uma análise muito mais precisa da literatura, em uma velocidade muito maior”, pontuou.

Sobre uma possível parceria entre a ferramenta com os Profissionais da Química, estudantes e pesquisadores, Osvaldo acredita que pode haver benefícios desde que seja usada de forma correta. “Acredito que seja uma necessidade todos saberem lidar com novas tecnologias, propor novas soluções e, inclusive, contribuir para a produção dessas máquinas. Essas máquinas são inteligentes, mas ainda não realizam muitas tarefas que poderão realizar no futuro, e só poderão fazer isso se forem ensinadas por nós”, concluiu.

Indústria de Saneantes
Já no período da tarde, o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), Paulo Engler, foi o responsável pela palestra “A Importância da Química na Indústria de Saneantes”. Durante sua apresentação, ele destacou os avanços da Química, que impulsionam a inovação desses produtos, enfatizando seu papel como agente transformador da área para a sociedade.

“A Química é indiscutivelmente uma grandeza do Brasil, potente e está espalhada, mas não é completa. Então, temos que trazer também outros produtos para o país. Quando fazemos isso, temos o melhor insumo, a melhor prática de fabricação e conseguimos abastecer o mercado com o melhor produto de empresa do mundo”, apresentou.

Ele também vê com bons olhos novas oportunidades para o setor a longo prazo. “Existem oportunidades de novos produtos, fornecimentos e muito mais, o que nos afeta diretamente, somos a ponta da cadeia, que entregamos o produto finalizado para o consumidor final”, considerou.

Também foi lembrada pelo palestrante a importância do Profissional da Química no cenário atual. “Em cada fábrica de produtos de limpeza, o responsável técnico é um Químico devidamente registrado nos Conselhos Regionais ou no Conselho Federal. Isso é de suma importância e demonstra que temos uma estrutura muito bem estabelecida no país”, finalizou.

Mistura Explosiva
Ao final da palestra, o diretor abordou a relevância da ação “Mistura Explosiva”, parceria entre a Abipla e o Sistema CFQ/CRQs, que fornece informações precisas sobre o que é um produto saneante e de que forma ele funciona, em uma linguagem totalmente acessível para a população, além de trabalhar para combater a informalidade no setor.

“O Brasil é o quarto maior mercado de vendas em produtos saneantes, segundo a Euromonitor International. Em 2021, tínhamos 22% dos produtos de limpeza para uso doméstico sendo comercializados informalmente neste país. A pesquisa mais recente indicou que agora estamos em 10%, e atribuímos essa redução significativa a essa campanha. Ela nos ajudou a esclarecer as dúvidas comuns da população sobre o uso de produtos de limpeza”, informou.

Estande
Durante o evento, o CFQ montou um estande para receber estudantes e Profissionais da Química, que tiveram a oportunidade de participar do jogo “Mistura Explosiva” e de dinâmicas interativas. No local, eles também tiveram a chance de esclarecer suas dúvidas sobre a autarquia.

SBQ
A 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ) acontece de 22 a 25 de maio de 2024, em Águas de Lindóia (SP). A programação deste ano inclui temas relacionados à Química e seu papel na busca pela melhoria da qualidade de vida e preservação dos recursos naturais. A reunião segue a mesma estrutura do ano anterior, com workshops, minicursos, plenária de abertura, sessão de homenagens e premiações, conferências, simpósios, sessões temáticas, sessões coordenadas, sessões de painéis, SBQ na escola e um ambiente receptivo para as mais diversas discussões ao longo dos quatro dias do encontro.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/uso-de-ia-na-ciencia-e-industria-de-saneantes-no-cenario-atual-foram-temas-do-segundo-dia-da-47a-rasbq/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801