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Abihpec: corrente de comércio do setor cresce 5,2% no primeiro quadrimestre de 2024

A corrente de comércio do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) alcançou US$ 575,9 milhões de janeiro a abril deste ano, um aumento de 5,2% em comparação com o mesmo período de 2023, que registrou US$ 547,4 milhões. No entanto, o saldo comercial neste período foi deficitário em US$ 7,7 milhões, revertendo o superávit de US$ 27,3 milhões registrado nos primeiros quatro meses de 2023, de acordo com dados consolidados pela Abihpec.

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2024, as exportações do setor de HPPC atingiram o valor de US$ 284,1 milhões, representando uma redução de 1,2% em relação ao mesmo período de 2023. Em contrapartida, as importações aumentaram 12,2%, totalizando US$ 291,8 milhões, frente aos US$ 260 milhões registrados no primeiro quadrimestre do ano anterior.


Argentina, México e Colômbia são os países que mais recebem exportações do Brasil, com participações de 15,3%, 8% e 7,1% no volume total exportado, respectivamente. Contudo, neste quadrimestre, as relações comerciais com a Argentina tiveram uma retração de 24,3% em valor de exportação, em consequência da crise econômica que o país enfrenta e por sua necessidade de buscar a recomposição de reservas em dólares, “uma vez que a Argentina ainda vem impondo barreiras que dificultam o pagamento de importação de produtos brasileiros, incluindo bens do setor de HPPC”, aponta a entidade.


No ranking dos dez principais países de destino exportador, são destaques Portugal e Estados Unidos, que, respectivamente, tiveram crescimentos de 153,8% e 24,3% em valor exportado pelo Brasil. Para a Abihpec, isso se deve à manutenção das exportações para esses mercados, principalmente de produtos para cabelos. Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações dessa categoria de produtos nos primeiros quatros meses de 2024.


No quadrimestre, as categorias que mais se destacaram nas exportações foram os produtos para cabelos (US$ 67,8 milhões), seguidos pelos sabonetes (US$ 48,8 milhões) e produtos de higiene oral (US$ 24,0 milhões). De acordo com a entidade, ainda existem desafios a serem superados para que obstáculos relacionados à infraestrutura logística possam ser vencidos, bem como políticas voltadas para o comércio internacional que venham a contribuir para ampliar o acesso dos produtos do setor de HPPC brasileiro ao mercado externo.

Fonte: https://www.cosmeticsonline.com.br/noticias/detalhes-espaco-empresarial/8029/abihpec:-corrente-de-com%EF%BF%BDrcio-do-setor-cresce-5,2-no-primeiro-quadrimestre-de-2024

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