Institucional
Notícias

Olimpíada de Química Júnior tem faixa etária ampliada

Neste ano, a Olimpíada Brasileira de Química Júnior terá participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.



Neste ano, a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) terá participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O certame costumava ser direcionado para estudantes do 8º ao 9º ano, mas, a partir desta edição, foi ampliado.

A OBQJr é uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ), coordenada, anualmente, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e executada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ). O objetivo da ação é o de estimular o interesse dos estudantes pelas Ciências, com ênfase na Química; além de contribuir na melhoria do ensino, e, por fim, identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.

O organizador da Olimpíada, Sérgio Melo, explica que a mudança se deu a pedido de coordenadores estaduais que observaram, em um considerável número de alunos, do 6º e 7º ano, o interesse em participar. "Como estamos sempre abertos a ouvir a comunidade escolar, fomos informados de que muitos alunos de séries anteriores gostariam de ter esta experiência de participar do certame. Então decidimos pela ampliação".

Melo ressalta que a participação destes alunos não resultará em um exame com conteúdo diferenciado. "Não vamos fazer uma prova com nível de dificuldade diferente, só queremos dar a oportunidade para os alunos mais novos que desejam ver como funciona o certame. É claro que serão premiados se conseguirem bom desempenho", esclarece.

Para os que tiverem interesse, o organizador informa que o conteúdo programático já pode ser consultado na página da OBQ: www.obquimica.org.

O certame compreende duas fases. A primeira é no formato on-line, disponibilizada no site do PNOQ (https://obquimica.org) e no aplicativo do PNOQ que deve ser baixado pelo aluno em um smartphone, tablet ou notebook. Na segunda fase só participam os alunos com melhor classificação no conjunto total (nacional) de notas, até o limite de 15% (quinze por cento) do total de participantes. Neste ano, as provas da 1ª fase da OBQJr serão disponibilizadas para resolução das questões nos dias 28 e 29 de agosto.

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801