Institucional
Notícias

Emoção, homenagens e reconhecimento: Prêmio Talentos CFQ celebra Dia do Químico premiando seus vencedores

Em uma solenidade de reconhecimento a um personagem importante para o Sistema CFQ/CRQs, e de celebração da qualidade dos profissionais da Química que atuam em nosso país, foi realizada, na noite de quarta-feira (19/6) a cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do Prêmio Talentos CFQ de 2024, realizada em Brasília.

A festividade, transmitida ao vivo pelo YouTube do Conselho Federal de Química (CFQ), se colocou no contexto das comemorações pelo Dia do Profissional da Química, 18 de junho – data que marca, também, os 68 anos da criação do CFQ e do Sistema CFQ/CRQs.

O primeiro momento de emoção da noite coube ao ato de solidariedade aos profissionais da Química do Rio Grande do Sul e aos gaúchos de forma geral, atingidos pela enchente que provocou mais de 170 mortes e danos em 80% dos municípios do Estado. O presidente do Conselho Regional de Química da 5ª Região (CRQ V – Rio Grande do Sul), Paulo Roberto Fallavena, agradeceu a solidariedade e reproduziu o espírito gaúcho do momento, o de reconstruir a infraestrutura gaúcha e “reerguer” o extremo sul do Brasil.

“Gostaria de agradecer a solidariedade do CFQ e dos presidentes de CRQs, que se preocuparam conosco e se dispuseram a nos ajudar. Os desafios serão imensos, mas vamos recolocar o Rio Grande do Sul em sua posição mais merecida, a de um Estado pujante e importante para o Brasil”, afirmou Fallavena, que entrou ao vivo na cerimônia a partir de sua residência, em Porto Alegre.

Em seguida, foi a vez da entrega da Comenda de Honra ao Mérito Químico, concedida a Nelson Calafate, profissional de grande destaque e um dos articuladores para a criação do Sistema CFQ/CRQs, por meio da edição da Lei Mater dos Químicos, a 2.800/1956. Ele entrou ao vivo na cerimônia a partir de sua casa, no Rio de Janeiro, e se disse bastante emocionado pela distinção.

“Visitei muitos países no trabalho como químico, sempre contando com o prestígio de meus amigos, chefes, colegas. Essa iniciativa dos senhores, que me concederam esse presente, não imaginam o quanto tocaram meu coração. Tenho 94 anos. A cabeça ainda funciona bem, com a alegria de ver esse filho tão bonito (o Sistema CFQ/CRQs)”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, enalteceu os profissionais, representados pela qualidade dos trabalhos inscritos no próprio Prêmio de Talentos CFQ.

“O Sistema CFQ/CRQs tem sido um defensor incansável da sustentabilidade. Reforçamos que a Química é fundamental para enfrentar os desafios ambientais globais. É na atuação dos profissionais que está a chave para grande parte dos problemas de nossa sociedade, seja com projetos de reciclagem, seja na redução do uso de substâncias nocivas e no desenvolvimento de novos materiais biodegradáveis. Em todos esses caminhos estão impressas as pegadas indeléveis do profissional da Química”, afirmou o presidente do CFQ.

E completou:

“Quero expressar minha gratidão a todos os profissionais da Química que, com sua dedicação e talento, elevam nossa profissão a um patamar mais alto a cada dia”.

No momento seguinte, teve início a entrega dos prêmios aos agraciados da noite. Todos os vencedores compareceram à cerimônia, muitos deles acompanhados de suas famílias. O primeiro a receber o troféu e o certificado foi o vencedor da categoria Engenharia Química, Pierre dos Santos.

“Eu desenvolvi uma pesquisa de mestrado em que eu realizei uma análise, um método analítico que otimiza tempo, combinando algumas ferramentas e alguns pensamentos alinhados à química verde. Desenvolvi um método mais rápido, confiável, efetivo para controle operacional, utilizando técnicas de machine learning”, comentou Santos, ao referir-se ao trabalho vencedor que aborda o tratamento de água, esgoto e efluentes industriais.

O vencedor da categoria Química Industrial ou Tecnologia, Silvio Vaz Junior, agradeceu o apoio recebido em sua jornada profissional.

“Aos colegas do pós-doutorado e meus alunos de mestrado e doutorado, sem os quais eu não conseguiria atingir o que eu estou atingindo hoje, que é o recebimento desse prêmio. Por último, mas não menos importante, eu gostaria de agradecer a minha família, que é quem me atura no dia a dia, por todo apoio que eu tenho tido. Muito obrigado a vocês”, afirmou vaz Junior.

A vencedora da categoria Bacharelado/Licenciatura em Química, Grasiele Cavallini, agradeceu aos colegas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), pelo apoio recebido, e fez um chamamento em atenção à educação básica.

“Por ser um projeto coletivo, aproveito para agradecer a todos os discentes da UFT que participaram do projeto, e principalmente dois colegas, os professores Douglas Henrique Pereira e Nelson Luis Souza. Agradeço também meus pais e meu esposo Marcos, pelo apoio constante. E para finalizar, peço a todos os meus colegas que valorizem os químicos que atuam na educação básica, pois eles são os verdadeiros pais dos futuros químicos do Brasil”, disse Grasiele.

Na categoria Técnico em Química, o vencedor foi Dalton Ximenes. Ele agradeceu ao Sistema CFQ/CRQs pela oportunidade e considera que, no Brasil, as premiações e destaques para a atuação de profissionais de nível técnico são bastante escassas.

“No universo de oportunidades de trabalho para o nível médio, são escassas as oportunidades de valorização. Então, tenho orgulho de lançar uma salva de palmas para o CFQ e o CRQ do Rio de Janeiro, por esse incentivo ao profissional de nível técnico que é escasso. Ao me inscrever nesse concurso, eu coloquei a prova toda a minha carreira. Sempre trabalhando com o meio ambiente, desde a escola técnica, onde eu fiz iniciação científica, tive meu primeiro artigo científico publicado ainda na escola técnica, na área de meio ambiente, então isso pra mim já foi a minha porta de entrada nesse sistema”, destacou Ximenes.

A última categoria premiada destacou o trabalho das empresas do setor químico. O vencedor foi o Centro de Inovação e Tecnologia SENAI, representado por Zenilde das Graças Guimarães Viola.

“Agradeço à diretoria do CIT SENAI, aos técnicos e auxiliares de laboratórios que contribuem para levar à indústria brasileira e aos órgãos de governo as soluções inovadoras em tecnologias químicas e ambientais sustentáveis, assim como os monitoramentos ambientais. Sou muito grata ainda por ser uma representante do CIT, com a formação da área de química e também de meio ambiente”, concluiu Zenilde.


Veja aqui a lista completa dos premiados:


ENGENHARIA QUÍMICA

1º Pierre André dos Santos

2º Maurício Antônio Ribeiro de Oliveira

3º Regiani Maria Leopoldina Martins Sandrini


QUÍMICA INDUSTRIAL OU TECNOLOGIA

1º Sílvio Vaz Júnior

2º Ana Paula Zapelini de Melo

3º Ricardo Soares


BACHARELADO / LICENCIATURA EM QUÍMICA

1º Grasiele Soares Cavallini

2º Zenilde das Graças Guimarães Viola

3º Elisson Andrade de Souza


PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO

1º Dalton de Sousa Ximenes

2º David Garcia


EMPRESA

1º Centro de Inovação e Tecnologia SENAI

2º Comolimpa Indústria Química Ltda

3º Cooperativa dos Catadores de Material Recicláveis, Reciclamos e Amamos o Meio Ambiente

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/emocao-homenagens-e-reconhecimento-premio-talentos-cfq-celebra-dia-do-quimico-premiando-seus-vencedores/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801