Institucional
Notícias

Sistema CFQ/CRQs integra comitê técnico do SENAI para definir diretrizes dos cursos na Química até 2029

Nos dias 11 e 12 de junho, o conselheiro federal e coordenador da Comissão de Ensino e Formação Profissional (CEFP) do Conselho Federal de Química (CFQ), Wilson Botter, representou o Sistema CFQ/CRQs no Comitê Técnico Setorial Nacional (CTSN) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O encontro, realizado no Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) no Rio de Janeiro, teve como objetivo planejar e validar o perfil profissional de quatro cursos na área tecnológica da Química: Engenharia Química, Técnico em Química, Técnico em Processos Químicos e Técnico de Laboratório Industrial.

“O perfil dos cursos já havia sido elaborado pelo Senai, e nossa função foi validar esses perfis e definir a infraestrutura mínima necessária para a oferta desses cursos em todas as unidades do Senai pelo Brasil. De agora até 2029, os cursos oferecidos pela instituição deverão seguir rigorosamente o perfil validado por essa comissão de especialistas”, explicou Botter.

Na oportunidade, o conselheiro federal destacou a importância da participação tanto para a instituição de ensino quanto para os profissionais e estudantes da área. “É muito importante termos alguém do Conselho Federal nesse comitê técnico, especialmente da Comissão de Ensino. O CFQ tem conhecimento das atribuições concedidas aos Profissionais da Química. E, uma coisa é a formação profissional, outra é o exercício profissional com suas devidas atribuições”, ponderou.

Legislação
Botter ressaltou ainda que, embora um profissional possa saber realizar uma atividade, ele precisa ser autorizado pela instituição para exercer suas funções legalmente, já que o Conselho regulamenta as atribuições profissionais dos egressos de cursos técnicos, de capacitação e de graduação em Química.

“Ter uma pessoa que trabalha com essa legislação profissional e que, de preferência, tenha formação voltada para o ensino dentro de uma comissão como essa é fundamental para garantir que o que está sendo oferecido será validado pela legislação. Por exemplo, em cursos técnicos, o perfil definido pode não conferir legalmente certas atribuições aos técnicos. O perfil do auxiliar de laboratório industrial deve estar de acordo com as atividades que ele pode exercer legalmente”, salientou.

Capacitação de Profissionais
Além disso, ele destacou que formar e capacitar profissionais é diferente de atuar no mercado de trabalho. Um profissional só pode atuar se o Conselho Federal de Química determinar que suas atividades são pertinentes à sua formação e nível de escolaridade, conforme as normativas da entidade e a legislação, no caso, o Decreto 85.877/1981.

Estavam presentes no encontro professores do SENAI, representantes de sindicatos e indústrias da área Química. A Federação das Indústrias Químicas do Estado do Rio de Janeiro (FETRAQUIM) e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) também marcaram presença.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/sistema-cfq-crqs-integra-comite-tecnico-do-senai-para-definir-diretrizes-dos-cursos-na-quimica-ate-2029/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801