Institucional
Notícias

Transição energética é tema de painel no 2º dia da Conferência Sustentabilidade Brasil

O presidente do Conselho Regional de Química da 14ª Região (CRQ XIV – Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e coordenador do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do CFQ, Gilson Mascarenhas, foi um dos destaques do evento Sustentabilidade Brasil, a maior conferência do país sobre sustentabilidade e ESG.

Mascarenhas participou do painel “Transição Energética” durante o segundo dia do encontro, realizado em Serra (ES). Na ocasião, foram discutidas as potencialidades do Brasil e o uso de tecnologias como o biometano e o hidrogênio de baixo carbono no processo de transição para energias mais limpas, além dos desafios enfrentados. O conselheiro iniciou sua fala apresentando o posicionamento do Sistema CFQ/CRQs em relação à transição energética. Em seguida, ele expôs o atual cenário no Brasil, que se destaca por sua multiplicidade de matrizes energéticas.

“A matriz energética brasileira é formada pela combinação de hidrelétricas, petróleo, gás natural e biomassa. A energia eólica, dominada pelos estados do Nordeste, vem em constante evolução. A biomassa, em especial no estado de São Paulo, e a energia solar, que não é constante, mas está espalhada por todo o Brasil em decorrência dos incentivos que o próprio governo brasileiro está dando para que ela seja desenvolvida no país. E a nossa energia hidrelétrica, proveniente da vasta bacia hidrográfica que o Brasil tem”, explicou.

Hidrogênio de baixo carbono
Ele chamou a atenção para o uso do hidrogênio de baixo carbono como uma das principais apostas da atualidade para a modernização do setor energético. O conselheiro ressaltou as oportunidades do uso da tecnologia no país. “Os benefícios são a sustentabilidade, o que reduz as emissões de carbono na atmosfera, amplia a matriz energética tanto no Brasil como no mundo, diminui a dependência de combustíveis fósseis e possibilita também o desenvolvimento da criação de empregos e novos investimentos no país”, destacou.

O coordenador do CRIG ainda afirmou que, apesar do potencial do hidrogênio para substituir fontes de energia não renováveis, há questões que ainda precisam ser superadas. “Como desafios para a produção de hidrogênio de baixo carbono estão o custo da produção desse hidrogênio em comparação aos combustíveis fósseis, mas também a necessidade de um grande acordo de investimento. O dinheiro existe, o que falta são projetos, projetos que sejam viáveis para a produção desse hidrogênio e a infraestrutura para a produção em grande escala no sentido de armazenar e transportar”, disse.

Profissionalização
A demanda por Profissionais da Química com atuação nessa cadeia também foi abordada durante a apresentação do conselheiro. “O Profissional da Química está na vanguarda desse tipo de produção de hidrogênio, inovando tecnologias e cada vez mais buscando, estudando as possíveis variáveis para a produção de hidrogênio. É um profissional que está o tempo todo preocupado tanto com a segurança como com a mitigação dos impactos ambientais que esse tipo de empreendimento pode trazer”, afirmou.

Com mediação do diretor do R20 (Regions of Climate Action) da América Latina, Jorge Pinheiro Machado, o painel também contou com a participação do diretor de Energias Renováveis do Grupo Marca, Diogo Ribeiro. Ele abordou as oportunidades do biometano na transição para fontes energéticas mais sustentáveis.

“Eu trouxe a perspectiva das possibilidades que o biometano traz, não só do hidrogênio. Primeiro porque ele é um gás renovável, então ele promove a descarbonização da nossa matriz energética. Além disso, uma vantagem técnica muito importante é que ele é intercambiável com o gás natural. Então eu não preciso fazer ajustes nos equipamentos que queimam o gás natural para fazer a utilização. E, além disso, eu posso usar a rede de distribuição do gás natural existente”, evidenciou.

Visita técnica
Pela manhã, uma comitiva do CFQ, composta pelo presidente José de Ribamar Oliveira Filho; pelo coordenador do CRIG e presidente do CRQ XIV – AC/AM/RO/RR, Gilson Mascarenhas; pelo presidente do CRQ XXI – ES, Alexandre Vaz Castro; pelo vice-presidente do CRQ XXI, Mário Sérgio Gomes; pelo chefe de gabinete do Conselho Federal de Química (CFQ), Weverton Borges; além da chefe de Comunicação do CFQ, Jordana Saldanha, cumpriu agenda com visita à atual sede do Conselho Regional de Química da 21ª Região (CRQ XXI – ES) para fins de alinhamentos estratégicos. Em seguida, foi realizada uma caminhada até a Feira de Negócios Sustentáveis do evento.

Programação
A conferência Sustentabilidade Brasil segue com programação até a próxima quinta-feira (27). O evento tem como objetivo trazer debates e aprendizados sobre assuntos como desenvolvimento sustentável, inovação ambiental e práticas de ESG.


O cronograma completo está disponível aqui.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/transicao-energetica-e-tema-de-painel-no-2o-dia-da-conferencia-sustentabilidade-brasil/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801