Fundado na cidade de Petrópolis, o Grupo Petrópolis opera atualmente com 8 fábricas em diferentes localizações. Esta empresa brasileira é reconhecida pela produção de grandes marcas do mercado de bebidas.
Os agentes fiscais Bruno Silva de Oliveira e Raimunda Aparecida de Oliveira realizaram uma fiscalização na unidade do Grupo Petrópolis em Uberaba nos dias 10, 11 e 12 de junho. Durante as ações, os fiscais não apenas verificaram toda a documentação pertinente da empresa e dos profissionais, mas também acompanharam todas as etapas de produção dos diversos produtos e a rotina dos profissionais da área da química.
A empresa, amplamente automatizada, destina o controle das etapas de fabricação a um laboratório que conta com 38 profissionais da química, de diversas especialidades e atribuições. Todo o processo, desde o recebimento da matéria-prima até o envase, é supervisionado e aprovado por esses profissionais.
A importância da fiscalização dos Conselhos de Química em empresas de bebidas
Para zelar pela segurança e pelos interesses da sociedade, os Conselhos Profissionais de Química (CRQs) garantem que empresas e profissionais registrados estejam devidamente habilitados e preparados para atuar na área da Química e correlatas, conforme estabelecido pelo art. 20 da Lei 2.800. Eles visam sempre à qualidade, proteção e preservação do bem maior: a vida. Cabe também aos CRQs orientar e fiscalizar os profissionais, empresas e atividades pertinentes, assegurando a capacitação de cada profissional e zelando pela ética no exercício profissional.
Na indústria de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, os profissionais da Química são fundamentais em todas as etapas de produção para garantir a segurança, qualidade e uniformidade dos produtos. Por exemplo, o processo de fabricação de cervejas envolve várias etapas, como moagem, mosturação, fermentação, maturação, filtração e degustação. Cada uma dessas etapas requer conhecimentos específicos e diferentes atribuições das áreas da Química. A fiscalização assegura que os profissionais atuem dentro das atribuições definidas em seu registro profissional.
Sobre o CRQMG
Criado pela Lei nº 2.800 de 18 de junho de 1956, sancionada pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek, e instituído pela Resolução Normativa nº 02 de 07 de julho de 1956 do Conselho Federal de Química (CFQ), o Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQMG) é uma autarquia federal que iniciou suas atividades em 1957. Desde então, o CRQMG cumpre a missão de defender e fiscalizar o exercício legal da profissão de química, beneficiando tanto os profissionais quanto a sociedade.
O Sistema CFQ/CRQs trabalha em prol da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dentro de uma concepção de sustentabilidade.
Para mais informações, envie um e-mail para crq@crqmg.org.br .
Fonte: CRQ-MG
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801