Institucional
Notícias

Comitiva do CFQ e do CRQ-II (MG) visita instalações do departamento de Química da UFMG, o maior do País

O presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, em visita a Belo Horizonte, esteve na terça-feira (16/7) nas instalações da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para cumprir agendas ao lado de representantes do Conselho Regional de Química da 2ª Região (CRQ MG – Minas Gerais).

Na UFMG, Oliveira Filho foi recebido pela chefe do Departamento de Química da Universidade, Arilza de Oliveira Porto, e pelo subchefe do departamento, Jarbas Magalhães Resende. A primeira atividade programada para a visita foi uma apresentação de boas-vindas para um público composto de docentes do departamento.

Arilza aproveitou para expor os números que fazem do departamento de Química da UFMG o maior do Brasil. Distribuído em 22,3 mil metros quadrados, o departamento reúne 99 professores e 600 alunos de graduação, além de outros 300 que cursam pós-graduação nas várias modalidades da Química. Já o presidente do CFQ, à vontade diante de uma plateia de professores, rememorou sua própria trajetória como docente de Química da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e destacou aos colegas o propósito de integrar em torno do Sistema CFQ/CRQs os mais diferentes públicos ligados à área, incluindo profissionais da Química, indústrias do segmento e, muito especialmente, a academia – representada pelos alunos e pelos professores, responsáveis por formar os químicos do futuro.

“Como estamos vendo aqui, a UFMG trata-se do maior departamento de química do Brasil. Agradeço a vocês pela acolhida fantástica. Estamos aqui para, cada vez mais, integrarmos. E quanto mais integrados estivermos, melhor será para todos e os resultados se mostrarão por si, o que já está acontecendo”, destacou Oliveira Filho.

Um dos destaques da visita foi a participação da presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Rossimiriam Pereira de Freitas, e da secretária-geral da SBQ em Minas Gerais, Heveline Silva. A presidente afirmou que a instituição está afinada com o espírito de integração destacado pelo presidente do CFQ.

“A SBQ e o CFQ já têm estabelecido laços fortes nos últimos anos. O CFQ tem fomentado vários eventos dentro das reuniões anuais da SBQ, incluindo os concursos nacionais de redação nas suas edições 1 e 2, e este momento agora, para mim, que acabei de assumir na presidência da SBQ, está sendo muito importante. Eu sempre tinha ouvido falar do professor José de Ribamar e ter a oportunidade de conhecê-lo e trocar ideias nos permitiu ver que temos objetivos muito próximos, estamos muito harmonizados”, avaliou Rossimiriam.

Depois da apresentação, a comitiva do CFQ e do CRQ-MG fizeram uma rodada de visitação aos laboratórios e espaços do departamento de Química da UFMG. Para Arilza, a presença do Sistema CFQ/CRQs na UFMG é importante para demarcar a sintonia entre a academia e o setor produtivo.

“É extremamente importante essa aproximação, porque o Sistema CFQ/CRQs como um todo representam também o setor produtivo. Nós somos academia, então nós formamos profissionais para o setor produtivo. Essa interação é fundamental no sentido de estarmos dando um embasamento maior para os nossos alunos que estão saindo para o mercado de trabalho na indústria”, destacou.

Pederzoli, ele próprio egresso da UFMG, apontou que a visita é carregada de símbolos e faz jus ao trabalho desempenhado na academia.

“É sempre um prazer voltar e encontrar colegas, ex-professores, de uma importância enorme. Isso faz parte desse momento novo que nós do Sistema CFQ/CRQs, estamos vivendo, de boas parcerias. Nesse contexto, você não pode deixar a academia de fora. Aqui é o nascedouro dos profissionais da Química. Estamos aqui estreitando os laços de parceria e não só com a universidade em si, mas também com as associações. Com a SBQ, que trata da questão mais acadêmica, mas também com a ABQ, que se envolve mais com a questão industrial e empresarial”, concluiu o presidente do CRQ-MG.

Ao fim da programação, outra agenda muito importante ocorreu: uma visita ao CT NANO, o Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da UFMG. Conduzido por uma das pesquisadoras do espaço, Hállen Daniel Calado, que também é conselheira do CRQ-MG. No CT NANO, a comitiva conheceu as estruturas e teve uma imersão nos laboratórios de pesquisa e de desenvolvimento de novos produtos, em especial de polímeros, que estão sendo estudados pelo grupo de pesquisadores envolvido.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/comitiva-do-cfq-e-do-crq-ii-mg-visita-instalacoes-do-departamento-de-quimica-da-ufmg-o-maior-do-pais/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801