Institucional
Notícias

CFQ discute a importância da Química Medicinal para o desenvolvimento de novos fármacos no “Falas da Química”

O Conselho Federal de Química (CFQ) realizou na terça-feira (23) mais uma edição do Falas da Química, evento virtual voltado para assuntos de interesse de profissionais da área e da sociedade. Desta vez, o painel tratou da importância Química Medicinal no desenvolvimento de novos medicamentos, fundamentais para a proteção da saúde pública.

O encontro foi mediado pela conselheira federal do CFQ, Raquel Fiori, que iniciou com um breve histórico da síntese de fármacos desde a aspirina, o primeiro fármaco sintético, até os avanços atuais nos processos de desenvolvimento. 

Em seguida, o conselheiro federal membro da Coordenação de Fiscalização e Orientação Profissional (CFISC) e coordenador do Grupo de Trabalho de Cannabis do CFQ (GTC), Ubiracir Lima, apresentou fundamentos da Química que são aplicados durante o planejamento e síntese de moléculas candidatas a medicamentos. Durante sua fala, Lima lembrou as moléculas que planejou com auxílio da Química Computacional e posteriormente foi para a bancada comprovar as propriedades químicas simuladas “in Silicone”.

“Durante todo o processo de desenvolvimento, da concepção à aplicação, os princípios da Química estão presentes. Assim, contribuímos em todas as etapas. No contexto do desenvolvimento de novos fármacos, contamos com uma ampla gama de profissionais, alimentando a Ciência Farmacêutica, Biológica e Médica com a Ciência Química”, afirmou. 


Mercado de Trabalho
Na sequência, a doutora em Ciência & Tecnologia/Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro da Comissão Técnica de Química Farmacêutica do CRQ IV – SP, Danielle Costa, explicou que a Química Medicinal combina conhecimentos de Química, bioquímica, biomedicina e farmacologia para desenvolver ou aprimorar medicamentos. Costa também enfatizou o crescimento da Química Medicinal no Brasil. 

“Profissionais da Química podem atuar tanto na academia quanto na indústria. Há uma crescente demanda por esses profissionais no mercado farmacêutico brasileiro, embora ainda em desenvolvimento. No exterior, essa realidade já está consolidada, com muitas oportunidades em indústrias farmacêuticas multinacionais, inclusive no Brasil”, destacou. 

Ela também ressaltou a necessidade de ampliar as oportunidades na indústria farmacêutica nacional. “Líderes globais do setor farmacêutico oferecem muitas oportunidades para os Químicos Medicinais. No nosso país, entretanto, o mercado é mais restrito e limitado, devido a questões regulatórias e de desenvolvimento de fármacos”, disse. 


Importância do Profissional da Química
Em seguida, o conselheiro federal e especialista em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Rubens Novais, apresentou o decreto Nº 85.877/81, que estabelece normas para o exercício da profissão de químico, além de diversas áreas de atuação para Profissionais da Química.

“O conhecimento nessa área é vasto, e nossa atuação é determinante para o desenvolvimento do país. O Brasil está se destacando na Química, e a participação dos Profissionais da Química é fundamental para esse”, declarou. 

Em outro momento, Novais abordou as iniciativas do Sistema CFQ/CRQs para proteger os interesses dos Profissionais da Química. “O Conselho Federal de Química trabalha em conjunto com os Conselhos Regionais para garantir que os Profissionais da Química tenham ampla atuação em todas as áreas”, destacou. 


Ciência Medicinal
Encerrando o painel, o professor Marcos Couto, formado em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), compartilhou brevemente sua experiência no planejamento sintético para desenvolvimento de fármacos. Couto destacou o caráter multidisciplinar da Química Medicinal, envolvendo diversas especialidades. 

“A Química Medicinal utiliza não apenas a indústria química em termos de insumos e equipamentos, mas também Química Analítica, Físico-Química e síntese de moléculas, além da colaboração de outros profissionais para avaliar esses processos. Assim, a Química Medicinal é um campo vasto que interage com diversas áreas relacionadas”, concluiu. 

Ao final do evento, foi aberta uma sessão de debates onde os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre os temas discutidos. 

Assista aqui ao painel na íntegra.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-discute-a-importancia-da-quimica-medicinal-para-o-desenvolvimento-de-novos-farmacos-no-falas-da-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801