Institucional
Notícias

Palestra sobre biotecnologia na produção de saneantes e podcast da ABRALIMP: o segundo dia de Higiexpo

Nesta quarta-feira (14/8), o segundo dia da 28ª edição da Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental (Higiexpo), realizada em São Paulo, um dos destaques na programação foi a palestra do conselheiro federal de Química Ubiracir Lima. Ele falou sobre “Biotecnologia e produtos saneantes” e abordou os aspectos técnicos e regulatórios.

Ao longo de uma apresentação de 40 minutos, Ubiracir perpassou observações sobre as questões técnicas e jurídicas que envolvem o desenvolvimento de novos produtos saneantes que utilizam em sua tecnologia elementos biológicos.

“Viemos trazer informação para uma comunidade que utiliza o produto de limpeza. Utiliza em que sentido? Produz, fabrica insumos, gera bioinsumos. Temos de observar que temos de cumprir algumas etapas para regularizar essa atuação. Se a gente está trabalhando, se a gente está tratando de um insumo químico, mesmo que de origem biotecnológica, como eu disse aqui para o público, eu preciso comprovar que aquele insumo, que aquele produto que utiliza o insumo na formulação tem eficácia que é preconizada, que é desejada. É também a segurança”, afirmou.

Mesmo com o tempo limitado para dar atenção a um tema tão diverso, Ubiracir procurou abordar ao máximo as problemáticas que envolvem esse processo produtivo, crescente no Brasil.

“Expusemos aqui as diversas possibilidades. Falamos rapidamente sobre o processo de biosíntese vegetal. Falamos sobre micro-organismos e as milhares de aplicações diferentes também, inclusive para produtos saneantes, mas tocamos principalmente no assunto de que eu preciso ter regularidade no processo de produção, eu preciso ter boas práticas, eu preciso qualificar muito bem o fornecedor desse produto”, concluiu o conselheiro federal, que é também integrante da Câmara Técnica de Saneantes da ANVISA.


Mistura Explosiva vira tema de podcast

Representantes do Conselho Federal de Química (CFQ) participaram também do Higicast, o podcast mantido pela Associação Brasileira para o Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP) e que está com estúdio montado dentro da Higiexpo. A conselheira federal de Química Silvana Calado e a chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) do CFQ, Jordana Saldanha, foram convidadas a falar do jogo de tabuleiro Mistura Explosiva e da campanha, que busca conscientizar a sociedade para o risco de recombinar produtos químicos no ambiente doméstico, sem a supervisão de um profissional da área.

“É a primeira vez que o Conselho Federal participa da Higiexpo, mas membros da Abralimp já são parceiros do Conselho Regional de São Paulo (CRQ IV). Estão encantados com o jogo Mistura Explosiva e com essa parte do Central de Informação da Química, para justamente combater as fake news e principalmente estar usando isso para um intercâmbio com o público e com os fabricantes de produtos químicos, as indústrias químicas, os profissionais de outras áreas como a de limpeza e que estão vendo como o Sistema CFQ/CRQs está empenhado em proteger a população a partir do uso adequado dos produtos, na sua concentração certa, para que não se façam mais misturinhas e não corram risco de vida”, destacou Silvana, que participa da feira ao lado dos conselheiros federais de Química José Ribeiro, Suely Schuh e Djalma Jorge Santana Nunes.

A participação dos representantes do Sistema CFQ/CRQs não é a primeira na história do Higicast a tratar do Mistura Explosiva. Há cerca de três meses, inclusive, o poscast recebeu o diretor-executivo da ABIPLA, Paulo Engler, no episódio “Misturinhas do Mal” – até hoje uma das edições de maior audiência da história do programa virtual.


Formulários da avaliação indicam alta aprovação do estande do CFQ

Nos dois dias de feira, o estande do Sistema CFQ/CRQs tem atraído um grande movimento de visitantes. Até as 16h do segundo dia, mais de 140 pessoas responderam o formulário instalando em um totem no espaço. São visitantes que jogaram o Mistura Explosiva e fizeram questão de avaliar a estrutura. Na média, até então, tanto o estande quanto o jogo receberam avaliações superiores a 9,50. Para efeitos estatísticos, a maior parte dos visitantes pertence à sociedade em geral: 10% dos participantes são profissionais da Química, registrados, das mais diversas especialidades.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/palestra-sobre-biotecnologia-na-producao-de-saneantes-e-podcast-da-abralimp-o-segundo-dia-de-higiexpo/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801