Anualmente, no Brasil, acidentes resultantes em queimaduras afetam um milhão de pessoas, sendo que cerca de 100 mil delas necessitam de atendimento hospitalar, e 17 mil devem ser internadas, segundo dados do Ministério da Saúde (MS) e da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).
Conforme a pasta, 70% dos acidentes ocorrem em ambiente doméstico e acometem com maior frequência crianças de 0 a 15 anos (92%), idosos (84,4%) e mulheres (81,6%). Já os acidentes ocorridos no comércio, nos serviços e na indústria acometeram principalmente pessoas entre 16 e 59 anos (73,6%).
Dentro de casa, a cozinha é o local de maior ocorrência de queimaduras, principalmente ao realizar atividades que envolvem fogo. Contudo, também podem ocorrer queimaduras provocadas por descargas elétricas e queimaduras químicas, como explica o conselheiro federal do Conselho Federal de Química (CFQ), Ubiracir Lima.
“Uma queimadura é tradicionalmente relacionada a danos na pele causada por calor, temperaturas elevadas. Nestas situações a pele é danificada pela modificação da sua estrutura natural devido a ação do calor. Já na queimadura química, há também modificação da estrutura natural da pele, entretanto, agora provocada por uma reação química entre diferentes substâncias químicas e a pele”, esclarece.
Lima completa que essas substâncias podem ser encontradas em produtos utilizados para a limpeza e devemos ficar atentos ao manusear aqueles produtos.
“Os maiores responsáveis por estes tipos de queimaduras são substâncias alcalinas, tais como a soda cáustica, e substâncias ácidas como o ácido muriático (ácido clorídrico). Estas substâncias podem ser encontradas em alguns produtos utilizados para auxiliar na limpeza. Por isso deve-se ficar atento às informações disponibilizadas nos rótulos dos produtos”, destaca.
Cuidados e Prevenção no ambiente doméstico
Dentre as recomendações para prevenir queimaduras em casa, estão:
? Não manipular álcool líquido, gasolina ou querosene e, se houver necessidade, fazê-lo longe do fogo.
? Manter produtos químicos em local elevado e fechado, longe do alcance das crianças e dos animais domésticos.
? Ler atentamente as instruções de uso e precauções que o fabricante disponibiliza no rótulo.
? Manter crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos, e sempre redirecionar o cabo das panelas para a área do fogão.
Vale ressaltar que há uma classe de produtos reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que têm destinação exclusiva a uso profissional, como explica o conselheiro.
“Se trata de produtos fortemente ácidos ou fortemente alcalinos. Tais produtos, têm destinação exclusiva a uso profissional, de venda restrita a empresa especializada, e, neste momento podemos algumas das frases obrigatórias pela legislação da Anvisa: “Antes de usar, leia as Instruções do rótulo”; “Provoca queimadura severa à pele e dano aos olhos”, explica.
Em casos de acidentes que resultam em queimaduras, o Ministério da Saúde indica lavar a lesão com água corrente. Também não é recomendado estourar bolhas, usar pomadas, creme dental, café ou outras receitas caseiras. Já em caso de acidente com produtos químicos, é recomendado limpar a área e retirar todo o produto antes da lavagem.
“Em caso de contato com a pele ou o cabelo, retire imediatamente toda a roupa contaminada. Lave a pele com água e tome um banho. Lave a roupa contaminada antes de usá-la novamente”, completa Lima.
Mistura Explosiva
A iniciativa do CFQ, em parceria com a Associação Brasileira de Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), surgiu em 2022, justamente pela observação de ocorrências de acidentes provocados pela manipulação equivocada de produtos de limpeza no ambiente doméstico.
O projeto foi inicialmente direcionado a jornalistas e influenciadores, com o intuito de alertar a população sobre os riscos à saúde decorrentes das misturas caseiras. Como parte do projeto, foi criado um jogo de tabuleiro onde os participantes recebem informações de forma lúdica sobre os riscos de misturar produtos de limpeza por conta própria, a importância de se utilizar apenas saneantes aprovados pela Anvisa e a necessidade de se atentar aos rótulos.
Segundo o conselheiro Ubiracir Lima, a ação já percorreu diversos estados e foi também levada a profissionais de limpeza, fabricantes dos produtos, hospitais e agora está em fase de adaptação para ser apresentada nas escolas.
“Os jovens são legítimos multiplicadores de informações, se alimentam, absorvem e produzem informações continuamente. Então resolvemos buscar esse público para participar ativamente dessa campanha. Após jogarem, esperamos que estes jovens repassem a informação para seus familiares, alertando-os sobre os riscos da mistura inadequada e perigosa de produtos de limpeza”, finaliza.
Fonte: https://cfq.org.br/noticia/queimaduras-em-ambiente-domestico-cfq-alerta-para-os-riscos-de-acidentes-e-cuidados-preventivos/
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801