No dia 16 de julho de 2024, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu uma visita institucional de destaque, que contou com a presença de importantes representantes do setor químico. O evento foi conduzido pela chefe professora Arilza Oliveira Porto e pelo subchefe professor Jarbas Magalhães.
A comitiva foi composta pelo presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, pelo chefe de gabinete do CFQ, Weverton Borges do Nascimento de Sousa, o presidente do Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQMG), Wagner José Pederzoli, o vice-presidente Luiz Rodrigues Pereira, as conselheiras regionais Kriscilla Pedrosa Coradi e Hállen Daniel Calado, o gerente geral Jorge Góes e o gerente de fiscalização Rodrigo Moura.
Além do Sistema CFQ/CRQs, marcaram presença a presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), professora Rossimiriam Freitas, e a secretária da SBQ Regional MG, professora Heveline Silva. O evento também contou com o professor Rochel Lago, coordenador do ESCALAB, o professor Benjamin, presidente da Fundação Cristiano Ottoni, e Sra. Gabriela Pacheco do ELO (Escritório de Ligação UFMG). Além de diversos membros da comunidade acadêmica da UFMG, esteve presente o professor Ângelo de Fátima, pesquisador responsável pelo desenvolvimento da molécula ativa da Calixcoca, a vacina que busca auxiliar o tratamento para transtorno de uso de cocaína e crack.
Durante a visita, foram realizadas apresentações institucionais, onde houve destaque o fato da UFMG ter o maior Departamento de Química do Brasil, com três diferentes modalidades do curso de graduação em Química: licenciatura, bacharelado e tecnológico, dois de pós-graduação: em Química e em Inovação e vários programas de extensão.
O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, compartilhou sua trajetória e os desafios enfrentados ao longo de sua carreira, e a maneira como os seus conhecimentos foram aplicados. Com o objetivo de aproximar os conselhos, em seu mandato, o presidente Ribamar criou 6 comitês e 6 comissões, além da busca continua por multiplicar o conhecimento, trazer visibilidade, elevar e desmistificar a química.
Em seguida, Wagner Pederzoli, presidente do CRQMG, elogiou a UFMG, instituição a qual se formou e falou sobre a relevância de uma formação sólida e as oportunidades que ela proporciona.
A Professora Rossimiriam Freitas, presidente da SBQ, defendeu uma gestão democrática e destacou a importância da ciência e do conhecimento científico. Ela ressaltou a necessidade de união em prol da química e da sociedade, mencionando as iniciativas da SBQ, que conta com aproximadamente 3.000 associados, realiza diversos eventos anuais e organiza o Exame Unificado de Química, que seleciona, duas vezes por ano, candidatos de todo o país e exterior para entrada em programas de pós-graduação em Química no país. Ao final das apresentações, a comitiva realizou uma visita técnica ao Laboratório de Síntese e Interações Bioinorgânicas (SibLab) e o Laboratório de Ressonância MagnéticaNuclear (LAREMAR) onde a comitiva teve a oportunidade de conhecer alguns projetos de pesquisas desenvolvidos no Departamento de Química.
Fonte: CRQ-MG
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801