Cosméticos: Conceitos básicos ajudam a entender melhor a técnica
Os sistemas da nanotecnologia ou nanoestruturados estão fundamentados na incorporação de ingredientes ou de composições de ativos com atividades biológicas e são constituídos de partículas de dimensão diametral menor que mil nm, de acordo com a literatura.
Especificamente para a Cosmetologia são definidos como nanobiotecnologia e incluem pesquisa e desenvolvimento e a manipulação de compostos em nanoescala, conforme explica Enilce Maurano Oetterer, presidente dos Conselhos Fiscal e Consultivo da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).
Segundo ela, caracterizados de acordo com suas escalas, os sistemas da nanotecnologia ou sistemas nanoestruturados se dividem em cinco categorias:
As nanopartículas são estruturas na escala nanométrica, com dimensão variaando de um a cem nanômetros. Enquanto as nanocápsulas se referem a sistemas nanovesiculares que apresentam uma estrutura com núcleo e invólucro típica, com tamanho de partícula na faixa de aproximadamente 100 a 500 nm e as substâncias são transportadas dentro de uma cavidade envolvida por uma membrana polimérica.
Por sua vez, os lipossomas são partículas esféricas que consistem em uma ou múltiplas membranas como bicamadas fosfolipídicas envolvendo em seu interior um núcleo aquoso, enquanto as ciclodextrinas correspondem aos oligossacarídeos cíclicos que, usados como excipientes, podem encapsular moléculas hidrofóbicas.
Por fim, há as nanoemulsões, que são dispersões nas quais o tamanho das gotículas das fases dispersas está na escala nanométrica, cuja faixa de tamanho está compreendida entre 10 e 100 nanômetros.
Fonte: https://www.quimica.com.br/sistemas-da-nanotecnologia-conceitos-para-entender-a-tecnica/
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801