É com satisfação que compartilhamos o Comunicado Oficial do Science20 (S20) Brasil 2024, que tem como foco a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aborda temas fundamentais para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do planeta. Criado em 2017, o S20 atua como grupo de engajamento do G20 para a área de ciência e tecnologia, envolvendo as Academias de Ciências dos países membros. Os debates ocorrem anualmente e edições anteriores foram sediadas pela Alemanha (2017), Argentina (2018), Japão (2019), Arábia Saudita (2020), Itália (2021), Indonésia (2022) e Índia (2023).
O Comunicado Oficial do S20, assinado pelos presidentes das Academias de Ciências dos países que integram o bloco, foi entregue ao Embaixador Maurício Lyrio, sherpa do G20 no Brasil, e à Embaixadora Tatiana Rosito, coordenadora da Trilha de Finanças do G20 em 2024. As recomendações do documento serão encaminhadas para debate no âmbito da presidência brasileira doG20 e, eventualmente, aos Chefes de Estado e de Governo do grupo, que se reunirão em novembro. Foram mais de seis meses de trabalho árduo e de intensa colaboração entre os membros do S20. Nossa expectativa é que, agora, as recomendações sejam levadas à mesa de discussões como os integrantes do bloco, contribuindo para o documento final do G20.
Preâmbulo
Em setembro de 2015, na sede das Nações Unidas, representantes de 193 países aprovaram uma agenda global a ser alcançada até 2030. Os países signatários reconheceram que, para tornar nosso planeta adequado para uma vida sustentável, precisamos urgentemente tomar medidas em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre os mais importantes identificados estava a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, que é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Medidas ousadas e transformadoras foram delineadas, com nossos governos se comprometendo a adotá-las para guiar o mundo em direção a um caminho sustentável e resiliente. Essas ações são integradas e indivisíveis e devem equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: social, econômico e ambiental. A ciência e a colaboração científica internacional servem como mecanismos-chave para alcançar esses objetivos. Com essa perspectiva, sob o lema "Ciência para a Transformação Mundial", as Academias de Ciências do S20 se reuniram no Rio de Janeiro em 2024 e focaram as discussões em cinco temas relacionados à Agenda 2030 da ONU: (1) Inteligência Artificial; (2) Bioeconomia; (3) Processo de Transição Energética; (4) Desafios de Saúde; e (5) Justiça Social.
Apresentamos aos governos do G20 e à sociedade as recomendações do S20 Brasil 2024 com a expectativa de que estas sejam consideradas pelos nossos governos e ajudem a orientar o documento final do G20. Também chamamos a atenção para o fato de que os países do G20 devem considerar suas tendências demográficas, antecipando-se proativamente e adaptando-se às mudanças no tamanho e na distribuição etária de sua força de trabalho, pois esses fatores impactarão significativamente a seguridade social, os sistemas de pensões, os programas de saúde e bem-estar, afetando assim o crescimento econômico e a competitividade. É essencial que o sistema educacional atenda às diversas necessidades das populações envelhecidas e jovens. Compreender as tendências sociais e demográficas é essencial para antecipar os requisitos tecnológicos e impulsionar a inovação.
Acesse o documento completo neste link.
Fonte: Academia Brasileira de Ciências
Fonte: https://boletim.sbq.org.br/noticias/2024/n3961.php
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801