Institucional
Notícias

EXPOPRAG finaliza com palestra do CFQ para falar da Química na indústria do controle de pragas e incrementa parcerias

No dia de encerramento da 14ª EXPOPRAG, o maior evento voltado ao setor de controle de vetores e pragas urbanas da América Latina, o destaque do Sistema CFQ/CRQs foi a apresentação do conselheiro federal de Química Ubiracir Lima, que participou do congresso paralelo à exposição com o tema “O papel do profissional da Química no combate a pragas e vetores”.

A uma plateia formada especialmente por empresários e funcionários de empresas do segmento de pragas e vetores, Ubiracir dirigiu uma mensagem de valorização das profissões envolvidas no processo de elaboração dos produtos utilizados no controle das espécies e sua resposta às ações antrópicas. O conselheiro federal, que integra também a Câmara Técnica de Saneantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), trouxe ainda informações sobre a necessidade de que os fabricantes tenham atenção aos aspectos regulatórios.

“É como costumamos discutir com nossos colegas da Biologia. É isso que você precisa? Você acha que está bom? Eu posso modificar a estrutura de alguma dessas substâncias aqui para potencializar a eficácia e para reduzir o risco? É isso. Então a gente trabalha em comunhão. A gente tenta entender exatamente algumas informações que são muito aprofundadas, mas é o nosso papel, para levar a um colega que vai aplicá-la. Então dizem que nós, da indústria química, somos a indústria das indústrias. A gente prepara material químico, prepara os insumos para outros colegas verificarem”, afirmou o conselheiro.

Reunião com CFBio e APRAG apontou para novas parcerias

O presidente da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG), Dilceu Scapinello, homenageou Ubiracir e o Sistema CFQ/CRQs por sua participação na EXPOPRAG. Ele destacou as parcerias e ressaltou que as profissões envolvidas na cadeia produtiva do segmento são bem-vindas no ambiente das atividades do setor.

“A associação, a APRAG está à disposição. A gente tenta desenvolver um trabalho junto aos conselhos, ao conselho de Química, ao conselho de Biologia, com todos os conselhos, mas nós estamos junto com o Conselho Federal de Química (CFQ) e o Conselho Federal de Biologia (CFBio), que estão aqui nos apoiando. Temos novidades, projetos em 2024 e em 2005, e vamos estar juntos. Muito obrigado pela palestra e pela participação”, afirmou Scapinello.

Logo após a apresentação, representantes de CFQ e CFBio foram convidados pela APRAG para realizar uma reunião de trabalho, juntamente com representantes do Sindicato das Empresas Especializadas na Prestação de Serviços de Controle de Vetores e Pragas Urbanas (Sindprag).

Em nome do Sistema CFQ/CRQs, participaram da reunião os conselheiros federais Silvana Calado e Suely Schuh, além de Ubiracir Lima. A comitiva do CFQ na EXPOPRAG incluiu ainda os conselheiros Djalma Santana e Lenilda Costa. Pelo CFBio, a equipe esteve liderada pela presidente Alcione Azevedo. Na reunião, foram debatidas novas parcerias.

Os organizadores da EXPOPRAG manifestaram o desejo de ter mais jovens, graduandos nas carreiras como Química e Biologia, participando dos eventos. Entrou na pauta também um primeiro passo para que uma plataforma de formação para profissionais do setor seja desenvolvida. Os sistemas de fiscalização se dispuseram a colaborar com as novas empreitadas.

A nova edição da cartilha com informações às comunidades atingidas por enchentes e alagamentos, que agora contará com a parceria do CFBio, esteve na pauta – assim como a proposta de ser fazer um novo jogo, nos moldes do Mistura Explosiva, mas desta vez tendo como tema os riscos do uso de venenos e inseticidas fora das especificações de segurança oferecidas pelo fabricante.

Inteligência artificial esteve na pauta do congresso

À tarde, o congresso teve em sua pauta a inteligência artificial, por conta da apresentação da portuguesa Rusbel Nóbrega, com a palestra “Monitoramento Inteligente: como a inteligência artificial irá revolucionar o controle integrado de pragas”. Ela defendeu o uso da tecnologia como ferramenta de redução de custos operacionais e de aumento da eficácia de equipamentos para o controle das pragas e vetores.

“Hoje vamos falar de inteligência artificial aplicada ao vosso setor porque eu passei todos os dias, de segunda a sexta, a falar com vocês para compreender como vocês podem melhorar processos, como vocês podem automatizar processos, como vocês deveriam digitalizar a sua empresa. Qual é o futuro que nós estamos a ver com as armadilhas inteligentes e como a inteligência artificial vai mudar consideravelmente o seu setor? Qual é essa interação e automatização que vocês deverão perseguir? O que digo é que precisamos considerar essas questões, afinal a tecnologia vai chegar de qualquer maneira e vai premiar quem melhor acolhê-la”, disse Rusbel.

Estande teve Ouvidoria Itinerante e recebeu 351 visitantes

O estande do Sistema CFQ/CRQs, que hospedou o projeto Ouvidoria Itinerante para receber os profissionais da Química e dirimir dúvidas, contou com a presença da ouvidora-geral do CFQ, Ana Elisa Barreto, além de servidores do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV – São Paulo), realizou 351 atendimentos nos três dias de EXPOPRAG.

“Fizemos um trabalho muito bom, estamos de parabéns. Atendemos muitas pessoas e trouxemos aqui a mensagem de valorização do profissional da Química”, afirmou Silvana Calado.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/expoprag-finaliza-com-palestra-do-cfq-para-falar-da-quimica-na-industria-do-controle-de-pragas-e-incrementa-parcerias/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801