Institucional
Notícias

CFQ conecta o futuro da Química, sustentabilidade e inovação em painel virtual

Com o objetivo de destacar o papel da Química como Ciência central na resolução de problemas voltados para a sustentabilidade, o Conselho Federal de Química (CFQ) promoveu, na quarta-feira (28), o painel virtual “Formas Inovadoras de Educação: Qui+S”. Integrado à Campanha “Acontece uma Química”, o evento explorou a conexão da Química com o desenvolvimento sustentável, apresentando projetos inovadores aplicáveis à educação básica, à academia e à indústria.

O encontro foi aberto pela presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Rossimiriam Freitas, que exaltou as diversas parcerias realizadas entre a instituição e o Sistema CFQ/CRQs.

“Desde 2022, o CFQ e a SBQ têm estabelecido parcerias em diversas frentes. Uma delas é o Concurso de Redações. O CFQ também patrocinou uma edição especial do Química Nova na Escola focada em sustentabilidade e participou da mesa de abertura da reunião anual da SBQ realizada em Maceió”, ressaltou.

Concurso Nacional de Redações
Durante o evento, a presidente da SBQ apresentou o Concurso de Redações, que faz parte do projeto Qui+S. O programa surgiu da parceria entre as duas instituições e tem como propósito impactar a Química na sustentabilidade do Brasil até o ano de 2050.

Destinado aos alunos do Ensino Básico e aos professores de Química, o concurso visa contribuir para desmistificar a imagem da Química na sociedade. Com duas edições realizadas, a ação já teve como temas “Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil” e “O Papel da Ciência na Neutralização das Desigualdades e a Construção de um País Mais Soberano e Sustentável”.

“A nossa intenção é manter essa atividade e lançar um novo concurso em 2025, com a premiação em 2026. Esse concurso premia quatro estudantes e professores por região no país, e, no final, existem quatro grandes vencedores: dois de escolas públicas e dois de escolas privadas. É muito gratificante ver o impacto desse concurso tanto para a SBQ quanto para o CFQ”, destacou a presidente.

Escalab
Em seguida, o doutor em Química Inorgânica e coordenador do programa Qui+S, Rochel Lago, apresentou um dos projetos que coordena e que demonstra como a Química pode contribuir para o desenvolvimento sustentável. Conhecido como um Centro de Escalonamento de Tecnologias e Modelagem de Negócios, o Escalab é realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Midas (INCT Midas) e o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT Senai).

Além de fomentar o desenvolvimento de tecnologias para a sustentabilidade em conexão com a indústria, a iniciativa possui um programa aberto de inovação, buscando soluções em universidades e promovendo a aceleração de startups, como explicou Lago.

“O Escalab entende a demanda tecnológica da indústria, busca nas universidades brasileiras e encontra pesquisadores que podem solucionar os desafios da indústria. Trabalhamos em um programa de três meses, abordando aspectos da viabilidade técnica, econômica e mercadológica das tecnologias”, afirmou.

Qui+S
O professor também detalhou como funciona o projeto Qui+S. O programa abraça os Objetivos da Química para o Desenvolvimento Sustentável (OQDS) 1 e 2 e define estratégias para impulsionar a sustentabilidade em dois polos: a educação básica e as parcerias entre a indústria, universidades e a sociedade.

“Para impactar a sustentabilidade no Brasil a longo prazo, precisamos trabalhar com as novas gerações. É necessário investir na educação, ir para as salas de aula e mostrar a Química não apenas como parte do problema, mas como a grande solução para questões de sustentabilidade. É importante olhar para o professor e o aluno, pensar no que podemos fazer em sala de aula e como engajar a escola com projetos relacionados à Química”, apontou.

Dentro do OQDS 1, o CFQ participou ativamente da elaboração de cursos de formação continuada para professores de Química na educação básica, abordando os desafios em sustentabilidade, além da criação da plataforma para o curso e a realização de concursos.

“A parceria entre SBQ e CFQ tem dado excelentes frutos e possui um enorme potencial para mostrar a Química como um poderoso caminho para impactar a sustentabilidade no Brasil”, esclareceu.

Química no dia a dia
Para o projeto Qui+S, foram produzidos kits para os professores utilizarem em sala de aula, ilustrando os conteúdos com experimentos e permitindo que os alunos entendam como a Química está presente no cotidiano.

A professora de educação básica Thaís Alves participou de um curso do Qui+S e atualmente aplica o material nas disciplinas que ministra. Ela conta que, ao aproximar a Química do dia a dia dos alunos, é possível atrair o interesse pela ciência.

“É importante ter esse olhar e esse cuidado ao desenvolver atividades e programas para alcançar a educação básica. Ter esse tipo de material é positivo tanto para o professor, que pode desenvolver uma prática mais atrativa para os alunos, quanto para os alunos, que se interessam mais pela Química e pensam em como podem atuar na questão da sustentabilidade”, finaliza.

Ao final do encontro, houve uma sessão dedicada às respostas de perguntas enviadas pelos participantes, nas quais foram esclarecidas dúvidas sobre os tópicos abordados.

Assista aqui ao painel na íntegra.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-conecta-o-futuro-da-quimica-sustentabilidade-e-inovacao-em-painel-virtual/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801