Institucional
Notícias

Sistema CFQ/CRQs marca presença na 22ª edição do ENEQ

Na tarde desta segunda-feira (9), o Conselho Federal de Química (CFQ) participou da cerimônia de abertura do XXII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento, que se estende até o dia 12 de setembro, tem como tema “O ensino de Química na defesa de direitos e inclusão social: ações e propostas para o contexto brasileiro”. O principal objetivo é discutir a situação atual do ensino de Química e sua relevância para a defesa de direitos sociais e ambientais, além de promover a inclusão social e a valorização da educação pública.

Na mesa de abertura, estiveram presentes o vice-reitor da UFPA, professor Dr. Gilmar Pereira da Silva; o presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), professor Dr. Marcus Eduardo Maciel Ribeiro; a presidente do Conselho Regional de Química da 6ª Região (CRQ VI – Pará e Amapá), Cristiane Maria Leal Costa; e os co-presidentes da Comissão Organizadora do evento, professor Dr. Wilton Rabelo Pessoa e professora Janes Kened Rodrigues dos Santos.

Em seu discurso, o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva destacou o desafio de formar profissionais qualificados em Química e sublinhou a importância de refletir sobre o desenvolvimento da área. “É um prazer receber vocês em uma área tão estratégica e essencial. Formar profissionais para o setor de Química no Brasil é um grande desafio. Aqui na universidade, temos o curso de licenciatura em Química e sabemos o quanto é desafiador formar especialistas para essa área. Um congresso como este também tem a responsabilidade de promover essa reflexão”, pontuou.

A presidente do CRQ VI (PA/AP), Cristiane Maria Leal Costa, enfatizou a relevância histórica da edição deste ano. “É uma honra enorme compor esta mesa e representar o CRQ VI como presidente desta instituição, que tem se empenhado em aproximar-se dos profissionais e das empresas. Além disso, por ser uma Profissional da Química formada por esta prestigiada universidade e atuante na docência há mais de 25 anos, este momento é especialmente significativo para mim”, afirmou.

Ela também agradeceu a contribuição do Sistema CFQ/CRQs para a realização do evento. “A participação do Sistema CFQ/CRQs aqui é um reflexo do nosso compromisso com a valorização dos Profissionais da Química. Sob a liderança do professor José de Ribamar Oliveira Filho, o CFQ tem se empenhado em demonstrar a relevância da Química em todos os aspectos da sociedade. Com a presença dos conselheiros federais, conselheiros regionais, da Ouvidoria e uma grande equipe, mostramos que estamos avançando significativamente para promover e reafirmar a importância desta Ciência essencial, que está presente em todos os aspectos da vida. Ou seja, para tudo, acontece uma Química”, acrescentou.

O professor Wilton Rabelo Pessoa, co-presidente da Comissão Organizadora e diretor-adjunto do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA, destacou a importância do evento para a região. “Este é um grande evento para nossa comunidade, especialmente por ser a primeira vez que ocorre em Belém e a segunda vez na região Norte. É uma oportunidade para que nossos estudantes e docentes interajam com especialistas de outras partes do país”, ressaltou.

Minicursos
O evento, que teve início pela manhã, contou com diversos minicursos. Entre eles, “Navegando Criticamente na Era das ‘Fake News’: Integrando Ciências e Mídias para uma Educação Transformadora”, ministrado pelo professor Erasmo Silva, da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT); e “Tecnologias no Ensino de Química: do Analógico à Inteligência Artificial”, ministrado por Bruno Silva Leite, coordenador do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que tratou do uso de recursos tecnológicos para auxiliar no ensino e aprendizagem em Química.

Palestrante do primeiro minicurso, o professor Erasmo Silva explicou que a proposta do curso é ampliar a consciência de que problemas como as fake news exigem ferramentas e paradigmas complexos. “A Ciência pode contribuir para deslegitimar desinformações, utilizando teorias da comunicação e aspectos como ideologias e valores por trás das informações. A Química está em diálogo com esses elementos e, somada a outras formas de entender e intervir no mundo, pode proporcionar uma compreensão crítica e ampliada dos problemas. Espero que os participantes saiam com mais ferramentas, além da Química, para lidar com desinformações”, detalhou.

Formação profissional
Para o conselheiro federal e coordenador da Comissão de Ensino e Formação Profissional (CEFP) do CFQ, Wilson Botter, a presença do Sistema CFQ/CRQs em um evento sobre ensino de Química é fundamental. “O Conselho Federal está inserido no ambiente acadêmico e de formação de profissionais. A palestra de abertura abordou a Química, justiça social e direitos, buscando uma educação humanizada e transformadora. Não se pode buscar justiça social e direitos sem considerar a atuação profissional na área da Química e a legislação relacionada”, frisou.

Botter informou que a autarquia tem trabalhado na defesa dos profissionais da Química e na garantia de um mercado de trabalho adequado, e que a reaproximação do Sistema CFQ/CRQs com a academia é fundamental para obter feedbacks sobre a formação profissional e o posicionamento no mercado de trabalho.

“Não adianta formar profissionais na área da Química ou discutir o ensino se não houver um mercado de trabalho para eles. Sem garantir mercado de trabalho e direitos para os profissionais, resultado de uma fiscalização profissional bem realizada pelo Sistema CFQ/CRQs, a formação de Profissionais na Química não terá o impacto desejado”, concluiu.

O evento também contou com a participação dos conselheiros federais Djalma Jorge Santana Nunes, Suely Schuh, Lenilda Costa, Antônio Carlos Magalhães, José Ribeiro dos Santos Júnior; da ouvidora-geral do CFQ, Ana Elisa Barreto; da analista de comunicação Raquel Gomide; e da vice-presidente do CRQ VI (PA/AP), Patrícia Luz, além de representantes do regional.

???????

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/sistema-cfq-crqs-marca-presenca-na-22a-edicao-do-eneq/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801