A chefe da Assessoria de Comunicação do Conselho Federal de Química (CFQ), Jordana Saldanha, foi palestrante no 2º Workshop de Comunicação Sindical da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), realizado em Brasília. Jordana levou a uma plateia de profissionais de redes e de assessoria, mas também dirigentes sindicais especialmente do segmento de hotelaria e restauração, um panorama sobre o trabalho desenvolvido à frente do Sistema CFQ/CRQs, e os resultados efetivos obtidos, com cases de sucesso e de grande repercussão.
A palestra de Jordana, intitulada “Como aumentar o engajamento de conteúdos nas redes sociais, estudo de caso: CFQ” foi bastante além do domínio das redes e os caminhos para chamar a atenção no ambiente nem sempre acolhedor das mídias sociais. Em uma apresentação de cerca de uma hora e meia, a Head da ASCOM do CFQ falou de comunicação em um espectro mais amplo – adentrando outras ferramentas de assessoria de imprensa, marketing, eventos e até relações institucionais e governamentais, braços de uma mesma estrutura, mas com linguagens que se complementam. Ela falou, por exemplo, da importância do trabalho junto aos veículos de imprensa como caminho para amplificar a voz institucional.
“A gente tem uma nomenclatura que eu gosto muito de utilizar, que é campanha de causa. O que é uma campanha de causa? O combate à desinformação, para o Sistema CFQ/CRQs, é uma campanha de causa. Quando começamos a mapear o que as pessoas achavam da Química, na época da pandemia, a gente percebeu quanto de desinformação era dissipada no Whatsapp, no YouTube. Combater a desinformação é um espaço interessantíssimo e uma oportunidade para conseguir entrada rápida na imprensa, que está ávida por combatê-la”, explicou Jordana.
Entre as iniciativas de sucesso, além da Central de Informações da Química (CIQ), um hub que trata do combate às fake news, Jordana citou as ativações realizadas em feiras – como a cartilha com informações sobre o combate a pragas e vetores em situações de enchente e o jogo “Mistura Explosiva”. Ao final da apresentação, diante de várias perguntas e da curiosidade da plateia do workshop, a chefe da ASCOM destacou que não existe uma fórmula única e nem mesmo uma estratégia infalível para performar bem nas redes sociais.
“As redes sociais, ou os algoritmos, elas funcionam basicamente da mesma maneira que a comunicação interpessoal que a gente tem, no dia a dia. Se fazemos uma comunicação que é identificada como interessante pelas pessoas, nossa mensagem vai mais longe. O mesmo acontece com os algoritmos: as redes reconhecem aquilo que provoca reações, que mobiliza mais gente, e entregam mais esses conteúdos”, afirmou.
Jordana agradeceu a oportunidade de falar com colegas e defendeu a união e a construção de iniciativas de cooperação como melhor atitude para levar adiante informações sobre os serviços que as instituições oferecem à sociedade. Ela acredita que colaborações em ambiente de redes, as “collabs”, e parcerias variadas ajudam a atingir novos públicos e fortalecem a imagem de associações, sindicatos, conselhos ou corporações de um modo geral.
Fonte: https://cfq.org.br/noticia/chefe-da-ascom-leva-cases-de-sucesso-do-cfq-para-workshop-voltado-a-comunicadores-do-segmento-de-hospedagem-e-alimentacao/
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801