Institucional
Notícias

Sistema CFQ/CRQs participa do lançamento da tabela periódica em braille que promove inclusão no ensino de Química

Nesta quarta-feira (18), foi lançada uma versão da tabela periódica em braille, ferramenta que representa um importante avanço na inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino da Ciência. A iniciativa é da Frente Parlamentar Mista em prol da Luta pela Prevenção da Cegueira, em parceria com o Conselho Federal de Química (CFQ). O evento, organizado pelo deputado Eduardo Velloso (União-AC) com apoio da Frente Parlamentar Mista, aconteceu no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados.

Na abertura, o deputado Eduardo Velloso destacou a importância do tema, que representa não apenas um avanço na Ciência, mas também inclusão e acessibilidade. “A tabela periódica em braille é um passo enorme para garantir que todos, independentemente de suas habilidades visuais, possam acessar o conhecimento científico de forma igualitária. Ela nos fornece informações fundamentais sobre os elementos, suas propriedades e interações”, ressaltou.

Ele também apontou que, apesar dos avanços, muitas pessoas com deficiência visual ainda enfrentam exclusão no acesso a recursos educacionais. “Para muitos, essa ferramenta foi, por muito tempo, um símbolo de exclusão. A falta de recursos acessíveis impediu que muitos alunos experimentassem a beleza e a complexidade da Química. Agora, a introdução da tabela periódica em Braille é uma mudança importante”, disse.

Em seguida, o presidente do CFQ, José de Ribamar de Oliveira Filho, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e destacou a importância do lançamento em setembro, mês dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência.

“Este evento é uma conquista para a Química, além de ser um marco na acessibilidade. A Ciência deve ser acessível a todos, e hoje damos um grande passo nesse sentido. A Química, presente em tudo ao nosso redor, agora se aproxima ainda mais das pessoas com deficiência visual, proporcionando as mesmas oportunidades de aprendizado”, declarou o presidente.

Nascimento do projeto
Segundo a professora e idealizadora da tabela periódica em braille, Ana Caroline da Silva, o projeto vai além de ser um recurso didático, é igualmente um símbolo de inclusão no ensino da Química. “Acreditamos que o conhecimento deve ser acessível a todos, independentemente de limitações visuais. Este material é um passo importante nessa direção”, afirmou.

“Essa iniciativa rompe barreiras, permitindo que muitas pessoas aprendam, explorem e se apaixonem pela Química. A inclusão transforma vidas e amplia horizontes, e é uma honra, como professora, poder contribuir para essa mudança positiva na sociedade”, concluiu.

A primeira tabela periódica em braille do país foi lançada em 2023, por iniciativa do Conselho Regional de Química da 14ª Região (AM, AC, RO e RR). Na ocasião, o presidente do regional e coordenador do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), Gilson Mascarenhas, destacou que a diretoria do CRQ-XIV, em conjunto com o CRIG, abraçou a ideia de elaborar e produzir uma tabela periódica em braille em formato de livreto, além de desenvolver uma versão em braille de encaixe 3D.

“O CRQ-XIV, em conjunto com o CFQ, busca atender aos anseios da sociedade brasileira, difundindo e possibilitando a inclusão social, especialmente para os estudantes de Química com deficiência visual”, reforçou Mascarenhas.

Ferramenta de inclusão
Durante o encontro, o presidente da Mitocon Brasil – Associação Brasileira de Genética Mitocondrial e Doenças Mitocondriais, e da Associação das Pessoas com Deficiência Visual (Adevimar), Pedro Mendes Ferreira Neto, trouxe uma perspectiva valiosa ao discutir a importância da inclusão para pessoas com deficiência visual no campo da educação.

“Nós vivemos em um mundo muito focado no visual. Grande parte do nosso mundo é pensado no sentido da visão, ou seja, você percebe o mundo pela visão. Estimamos que 3,5% da população brasileira tenha algum tipo de deficiência visual, e talvez por isso ainda enfrentemos desafios. Ainda estamos lutando, e essa iniciativa de hoje é tão importante por esse motivo”, afirmou.

Pedro também ressaltou a relevância da tabela periódica em braille como uma ferramenta de inclusão na educação brasileira. “Uma tabela periódica em Braille facilita a experiência de pessoas com deficiência visual, permitindo que explorem o mundo e a educação não pela visão, mas pelo tato. Acreditamos que isso abrirá portas para tornar a academia e o ambiente escolar cada vez mais inclusivos”, pontuou.

Convidados
A deputada federal Erika Kokay (PT) também participou do evento e ressaltou que o projeto representa um grande avanço para a inclusão social. “Os elementos da vida devem ser acessíveis a todos. A ciência, tão negada recentemente em nossa história, precisa estar disponível para que todos possam se apropriar das conquistas da inteligência humana”, defendeu a deputada.

O professor Deusdede Marques de Oliveira, do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, agradeceu à Frente Parlamentar e ao deputado Eduardo Velloso pela importância do evento, não apenas para a ciência, mas pelo impacto que representa para as pessoas com deficiência. “Este evento reflete uma mudança significativa e também as necessidades das pessoas com deficiência no mundo todo”, finalizou.

O evento também contou com a presença da presidente do Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX – Paraíba) e coordenadora do Colégio de Presidentes (Copresi) do Sistema CFQ/CRQs, Raquel Lima; do chefe de gabinete do CFQ, Weverton Borges; do assessor de Relações Institucionais e Governamentais, Antonio Lannes; além de conselheiros federais, presidentes dos regionais, membros do Sistema CFQ/CRQs e de outras entidades.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/sistema-cfq-crqs-participa-do-lancamento-da-tabela-periodica-em-braille-que-promove-inclusao-no-ensino-de-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801