Institucional
Notícias

Projetos da área de Química são premiados durante o Congresso Mundial de Educação Profissional e Tecnológica na Jamaica

Dois projetos brasileiros da área de Química ganharam destaque na última edição do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP). Realizado entre os dias 22 e 27 de setembro em Montego Bay, na Jamaica, o evento celebrou iniciativas de instituições de todo o mundo que promovem a educação, a inovação e a sustentabilidade.

Entre os premiados, duas iniciativas pertencem ao Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Na categoria “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, o Projeto QUIAMA (Química Amiga do Meio Ambiente) conquistou o prêmio de ouro. Liderado pela professora Carmelita Gomes da Silva, do Campus São Gonçalo do IFRJ, o projeto foca na educação ambiental sócio-transformadora e busca conectar a agroecologia com a Química de produtos naturais, como explicou a professora.

“Com foco no Horto Agroecológico do IFRJ, semeamos plantas alimentícias convencionais e não convencionais, árvores nativas e plantas medicinais. Levamos esses materiais para o laboratório, onde estudamos a Química por meio da cromatografia. Buscamos sempre os métodos mais práticos, naturais e saudáveis, evitando poluentes como solventes e derivados de petróleo. Lá, fabricamos ativos para cosméticos, farinhas nutritivas, chás, pomadas, géis, tinturas, extratos e óleos enriquecidos com plantas, com o objetivo de aplicá-los em cosméticos e alimentos”, esclareceu.

Para o desenvolvimento do projeto, a docente contou com a ajuda da estudante Ohana Barros Diniz, que também fez parte da delegação presente no Congresso da WFCP. Para Ohana, o projeto QUIAMA contribuiu significativamente para sua educação e ajudou-a a entender a relação entre Química e sustentabilidade.

“Essa experiência enriquece minha formação e me faz perceber a importância de cuidar do meio ambiente e de como a Química não precisa ser agressiva, mas sim amiga do meio ambiente. O QUIAMA é uma forma de unir ciência e sustentabilidade, e isso é muito gratificante”, comentou.

Na categoria “Desenvolvimento Profissional de Professores”, o projeto dos professores Júlio Page de Castro, Ademário Iris Júnior, Adney Luis Anjos da Silva, Michelle Costa da Silva e Rafael Maia de Almeida Bento, do campus Duque de Caxias e do campus Rio de Janeiro do IFRJ, recebeu a medalha de prata. De acordo com o professor Júlio Page, o programa serve como uma ferramenta de formação continuada para docentes na área de Análise Química Instrumental.

“Essa iniciativa gerou um aprofundamento significativo nas aulas práticas de Análise Química Instrumental, trazendo novos olhares pedagógicos. Não se trata apenas da Química, mas do ensino da Química dentro desse projeto. Com isso, conseguimos desenvolver e formar professores mais capacitados na área de Química analítica para atuação na educação profissional, implementando um laboratório em um campus novo em um tempo muito mais curto do que o previsto inicialmente”, explicou.

Rede Federal de Educação
Além dos projetos do IFRJ, a iniciativa “Vozes da Internacionalização”, coordenada pela Rede Federal e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), também recebeu o prêmio de ouro. O projeto tem como objetivo promover a colaboração internacional entre instituições educacionais, facilitando o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores e contribuindo para a formação global de profissionais da educação.

O conselheiro federal, membro da Diretoria do CFQ e reitor do IFRJ, Rafael Almada, comemorou os resultados no congresso. “O reconhecimento no WFCP reflete o trabalho sério e comprometido que realizamos no IFRJ e na Rede Federal. Essas iniciativas evidenciam a relevância da Química e das instituições de ensino na busca de soluções para os desafios globais”, finalizou.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/projetos-da-area-de-quimica-sao-premiados-durante-o-congresso-mundial-de-educacao-profissional-e-tecnologica-na-jamaica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801