Institucional
Notícias

Inovações em Química sustentável marcam debates na VI CIPOA

A VI Conferência Ibero-Americana de Tecnologias Avançadas de Oxidação (CIPOA), realizada em Florianópolis (SC), chegou ao seu terceiro dia na quarta-feira (9). Entre os destaques do encontro, foi a palestra da Professora Claudia Leticia Bianchi, do Departamento de Química da Universidade de Milão (Itália), que apresentou avanços em fotocatalisadores flutuantes para a purificação de água com luz solar.

Com o tema “Fotocatalisadores Flutuantes Inovadores para Captação de Luz Solar: Rumo à Remediação Sustentável da Água, Vidas Mais Saudáveis e Impacto Ambiental Reduzido em Comunidades Remotas”, Bianchi discutiu a degradação de poluentes e a recuperação de compostos valiosos, promovendo a reutilização da água. Segundo a pesquisadora, a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental em regiões remotas que enfrentam desafios na infraestrutura básica. “Até 2050, mais de 5 bilhões de pessoas podem viver em áreas com escassez de água. Precisamos de soluções sustentáveis para garantir o acesso à água potável”, afirmou Bianchi.

A pesquisadora apresentou resultados de estudos com dispositivos que utilizam luz solar para purificar água contaminada. Esses dispositivos são acessíveis, flutuantes e independentes de eletricidade, permitindo o tratamento de água em locais isolados. “Nosso sistema é de porte familiar e pode ser colocado ao sol. Após algumas horas, oferece água adequada para consumo ou uso doméstico”, explicou. Além disso, o sistema é acessível e de baixo custo, características essenciais para sua aplicação em áreas carentes.

Bianchi destacou ainda que o desenvolvimento de fotocatalisadores eficientes, capazes de reduzir poluentes como ibuprofeno e diclofenaco, é uma prioridade de sua equipe. “Os resultados iniciais são promissores e também permitem a produção de hidrogênio, que pode ser usado para gerar eletricidade, integrando a segunda fase da pesquisa”, acrescentou.

Sistema CFQ/CRQs
O Sistema CFQ/CRQs marcou presença no evento com um estande, onde apresentou como os Profissionais da Química têm aplicado tecnologias de oxidação avançada na remediação da água. O CFQ também aproveitou a oportunidade para reforçar seu compromisso com a inovação científica e a valorização dos profissionais do setor.

“O CFQ no VI CIPOA reafirma seu compromisso com eventos de relevância global, como as Tecnologias de Oxidação Avançada. Esse contato direto fortalece os laços entre o Conselho e os profissionais da Química, promovendo o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento científico”, destacou Djalma Jorge Nunes, Diretor Institucional do CRQ da VII Região (Bahia) e conselheiro federal.

VI CIPOA
Realizada a cada dois anos, a CIPOA é um espaço consolidado para a troca de ideias e a apresentação de pesquisas sobre proteção ambiental, engenharia química, energia e clima. A 6ª edição, sediada em Florianópolis, teve início na segunda-feira (7) e segue até o dia 11 de outubro, com foco em soluções que contribuam para uma economia circular sustentável e neutra em carbono.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/inovacoes-em-quimica-sustentavel-marcam-debates-na-vi-cipoa/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801