O Conselho Federal de Química (CFQ) participou do 36º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ), realizado na cidade do Panamá, no começo do mês de outubro. O evento, um dos principais da Química no continente, reuniu instituições e representantes de várias entidades ligadas à Ciência, promovendo o intercâmbio e a divulgação de projetos e estudos de vanguarda desenvolvidos por pesquisadores e professores latino-americanos.
O CFQ teve uma comitiva comandada pelo presidente, José de Ribamar Oliveira Filho. Além dele, viajaram ao Panamá o chefe de Gabinete, Weverton Borges, e a conselheira federal Silvana Calado. Durante o evento, os representantes da instituição participaram de um painel e fizeram uma apresentação aos colegas de todo o continente sobre a organização do Sistema CFQ/CRQs e como ele contribui para o desenvolvimento da Química no Brasil. Além de não contar com similares, a experiência brasileira é vista como muito inspiradora nos países vizinhos.
"Nós temos muito como ajudar e a crescermos juntos e promover essa integração maior. Acho que falta isso. Falta o Brasil se soltar mais e se mostrar mais a sua realidade, expor mais o belo trabalho que fazemos nesse sentido", avaliou Oliveira Filho.
Silvana, por sua vez, saudou a presença do CFQ em um evento internacional desse porte.
"É a primeira vez que participamos, acho que foi muito importante. Trouxemos visibilidade para aquilo que fazemos e o profissional da Química tem essa percepção", afirmou.
O chefe de Gabinete do CFQ, Weverton Borges, abordou a importância de o Sistema CFQ/CRQs expor seu trabalho fora do país, levando informação a pessoas que não têm acesso ou têm dificuldades em superar a distância para vir ao Brasil.
"O Conselho Federal de Química, com essa vinda, não só esteve representado no congresso, como também fez relacionamento com entidades que, porventura, não iriam ao Brasil, ou não estariam lá no Brasil", declarou.
Entidades da Química brasileira também marcaram presença no evento, como o diretor-financeiro da Associação Brasileira de Química (ABQ), Luís Carlos de Abreu Gomes. Ele saudou a presença do CFQ no evento, abrindo portas para uma visão estrangeira diferenciada para a Química no Brasil.
"Acho muito importante a participação do CFQ, para a gente poder fortalecer. Eu acho que, enquanto país representativo como o Brasil, a gente tem de ser o foco da atenção na América Latina e fortalecer laços para poder competir de maneira internacional, nesse mundo avançado que nós temos hoje", concluiu.
Fonte: https://cfq.empauta.com/e6/noticia/2410311730392800001?autolog=eJwzMDA1MDEyNDYxMzAzMjAyMTQ0MAQAKUED6w--3D--3D
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801