Institucional
Notícias

Química forense: Sistema CFQ/CRQs marca presença no ENQFor e ilustra participação dos profissionais no segmento

O Sistema CFQ/CRQs se fez presente na abertura do 9º Encontro Nacional de Química Forense (ENQFor), realizado em Ribeirão Preto (SP). A solenidade, bastante concorrida, ocorreu no domingo (10/11). O Conselho Federal de Química (CFQ) foi representado pela conselheira federal Suely Schuh, que compôs a mesa diretora dos trabalhos e discursou brevemente, representando o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.

Paralelamente ao ENQFor, estão sendo realizados na cidade do interior paulista o 6º Encontro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF) e o 19º Congresso Regional Latino-Americano de Toxicologia Forense (TIAFT). Ao lado de autoridades das instituições envolvidas com as Ciências Forenses no país e no Exterior, Suely reforçou a determinação do Sistema CFQ/CRQs em andar pelo país no intento de estar próximo dos Profissionais da Química e de suas atividades, congressos, encontros e palestras. Ela lembrou ainda que o apoio do Sistema ao evento é institucional, como patrocinador institucional.

“Temos como orientação na atual gestão do Conselho Federal de Química a participação efetiva nos eventos em que a Química e seus profissionais figuram em papel de destaque, o que é perfeitamente o caso no ENQFor. Viemos aqui, na condição de patrocinador ouro, trazer a mensagem da importância dos Profissionais da Química registrados em todas áreas onde sua atuação se faz necessária. É para defender as prerrogativas dos profissionais que trabalhamos, mas também para garantir que a sociedade seja bem atendida no que diz respeito à Química em toda sua variedade de possibilidades e usos”, afirmou Suely.

Ela afirmou também que o tema geral do ENQFor dialoga com o dinamismo natural dos Profissionais da Química.

“Vemos com alegria o tema central desta edição do ENQFor, ‘Novas fronteiras em Ciências Forenses: um olhar para o futuro’ porque reconhecemos nos nossos profissionais a qualidade e o conhecimento requeridos para construir a inovação. Em última análise, somos perfeitamente aptos a otimizar processos e técnicas para que a área forense ofereça respostas mais confiáveis e objetivas às demandas da sociedade”, concluiu a conselheira.

Na mesa de abertura, os discursos foram no sentido de que é gratificante ver que o interesse pela causa das Ciências Forenses e, em especial, pela Química forense segue relevante entre os mais jovens, o que vai permitir que o progresso da atividade no Brasil siga seu curso. Um dos participantes, o diretor do Instituto Nacional de Criminalística da Diretoria Técnico-científica da Polícia Federal, Carlos Eduardo Palhares Machadoe, enfatizou a importância do evento.

“Esse é um evento consolidado, um dos maiores eventos de criminalística e ciências forenses do Brasil, da América Latina, conhecido no mundo, e que colocou o Brasil no mapa. Professores internacionais, muitas pessoas relevantes. Eu sou um entusiasta de ciências forenses. Hoje, na posição de direção ao Instituto Nacional de Criminalística, eu tento ao máximo incentivar que nossos peritos pesquisem. Também entendo que não têm ciências forenses fortes se ela não tem uma finalidade social e se ela não está, de fato, preocupada com a solução de problemas”, afirmou Palhares.

Durante a abertura, foram entregues os prêmios aos vencedores do 6º Prêmio Destaque Forense. O evento prosseguirá do domingo até a quarta-feira (13/11). O Sistema CFQ/CRQs está com um estande na área do ENQFor. Uma equipe do CFQ e do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV – São Paulo) atende aos profissionais no estande, dirimindo dúvidas, oferecendo informações e divulgando as ações do Sistema ao público.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/quimica-forense-sistema-cfq-crqs-marca-presenca-no-enqfor-e-ilustra-participacao-dos-profissionais-no-segmento/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801