Finalista pelo segundo ano consecutivo da premiação, o Conselho Federal de Química foi laureado, na última terça-feira (26), com o Prêmio Marco Maciel, pelo case: Ligações Químicas: CFQ Constrói Conexões Para Levar Informação à Sociedade. O evento é a maior premiação da América Latina que tem como objetivo reconhecer e divulgar as melhores práticas realizadas por organizações e instituições, por meio de seus profissionais de RIG, que atuaram de acordo com os princípios norteadores da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig): ética, transparência, diálogo e responsabilidade social.
Na cerimônia de premiação, a instituição foi representada pelo presidente José de Ribamar Oliveira Filho, que subiu ao palco para receber o troféu, e pela chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ, Jordana Saldanha. Ribamar afirmou que este é um árduo trabalho de comunicação que ele vem realizando desde que assumiu sua função. “Eu fiz uma política de aproximação com todas as instituições e estamos colhendo o fruto do que plantamos. A nossa visibilidade hoje é bastante alta. Quando nós assumimos, nem aparecíamos na lista da área de comunicação. Hoje, estamos muito bem cotados”, comemorou.
O presidente falou, ainda, sobre os próximos passos do Sistema CFQ/CRQs para que seja ainda mais reconhecido pela sociedade. “Vou fazer mais e mais para que a gente galgue cada vez mais visibilidade possível”, ressaltou.
Ele também destacou a importância da participação do Sistema em eventos internacionais como a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) 29 e o 36º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ). “Nós não queremos só essa visibilidade nacional, queremos também a visibilidade internacional. Além disso, temos a oportunidade de falar com as pessoas mais importantes do Brasil e de outros países. Então, queremos aparecer em termos internacionais”, pontuou.
Parcerias
Na sua submissão ao Prêmio, o CFQ destacou o trabalho que vem desenvolvendo desde 2023, com a participação na COP 28, em Dubai, fruto da parceria com o Consórcio Brasil-Verde. Na ocasião, a entidade teve a oportunidade de apresentar o conhecimento técnico dos Profissionais da Química em debates sobre transição energética, descarbonização, biocombustíveis e energias renováveis.
Desde então, o Sistema CFQ/CRQs tem consolidado parcerias com associações empresariais e industriais, instituições científicas ligadas à Academia, órgãos governamentais e entidades de classe, que confiam no trabalho e na credibilidade da instituição para produzir resultados que impactam o Brasil, a população e, especialmente, valorizam os Profissionais da Química.
Comunicação
Já a chefe da ASCOM do CFQ, Jordana Saldanha, ressaltou o papel da comunicação dentro do Sistema e forneceu detalhes sobre o prêmio conquistado pela instituição. “Este é um trabalho focado em relacionamento institucional, mas que tem muito de comunicação. O case que submetemos trata de todas as parcerias que fizemos: colaborações com o Ministério da Saúde, a Marinha do Brasil, a Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag), a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a Unesco e diversos outros parceiros. Isso demonstra a enorme maturidade do Sistema CFQ/CRQs em enxergar que o relacionamento institucional é um passo decisivo para demonstrar que a Química é um viés importante para o desenvolvimento do país”, explicou.
Prêmio
O Prêmio Marco Maciel é realizado pela Abrig desde 2018, com o objetivo de homenagear as instituições e organizações públicas e privadas que, por meio da atividade de RIG, divulgam esses valores, incentivando a criação de pontes e relações mais humanizadas e sustentáveis. Realizado anualmente, neste ano o evento contou com diferentes categorias: RIG em Organização Pública; RIG em Organização Privada ou Mista; RIG na Sociedade Civil Organizada; RIG em Atividades Internacionais; e ESG.
Desde sua primeira edição, a premiação já reconheceu mais de 100 cases de sucesso, incentivando e valorizando boas práticas no setor. Neste ano, a premiação ocorreu no Clube Naval de Brasília.
Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-e-vencedor-do-maior-premio-de-rig-do-pais-por-case-de-melhor-campanha-de-relacao-institucional-e-governamental-em-organizacoes-publicas/
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801