Institucional
Notícias

CFQ promove 2ª Formação de Porta-Vozes com foco na comunicação assertiva e habilidades profissionais

O Conselho Federal de Química (CFQ) realizou, nesta terça-feira (10/12), em Brasília, a 2º Formação de Porta-Vozes, organizada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do CFQ. O evento reuniu conselheiros federais para um dia de aprendizado focado em técnicas de comunicação, oratória e o uso estratégico de ferramentas digitais.

Jordana Saldanha, chefe da Ascom do CFQ, abriu a cerimônia destacando a relevância da comunicação para a gestão e a formação de porta-vozes. “Este treinamento é para fortalecer nossa comunicação institucional. Queremos que nossos conselheiros estejam preparados para transmitir informações de maneira clara e objetiva. A construção de bons porta-vozes reflete diretamente na credibilidade e no impacto das ações do CFQ”, destacou.

Além disso, Jordana também explicou como o treinamento foi estruturado para proporcionar um ambiente prático. “A ideia é que vocês respondam a uma pergunta que reflita o dia a dia do Sistema e suas questões mais relevantes. Vamos começar com gravações individuais em um estúdio montado aqui mesmo”, explicou.

Os conselheiros participaram de uma dinâmica inicial, simulando entrevistas ao vivo. O objetivo era preparar os participantes para uma regravação no final do dia, incorporando os aprendizados adquiridos ao longo do treinamento.

Pitch
A primeira palestra foi ministrada por Rafael Pacheco, especialista em comunicação, que apresentou técnicas para estruturar e apresentar um pitch. “Hoje vamos explorar como construir um pitch clássico, que transmite ideias de forma clara e eficiente. Isso é fundamental para que possamos nos conectar com nosso público e alcançar nossos objetivos”, ressaltou.

Outro destaque foi o painel “Como funciona uma redação: por dentro dos bastidores do jornalismo”, mediado pela jornalista Claudia Buono, que contou com as participações de Mateus Ferraz e Adriano Oliveira. Os profissionais compartilharam suas experiências e responderam perguntas sobre o funcionamento das redações e a relação com assessorias de imprensa.

“A comunicação evoluiu rapidamente nos últimos anos, com as redes sociais e a inteligência artificial. Entender essa nova dinâmica é essencial para o CFQ, e iniciativas como este treinamento elevam o nível dos representantes da instituição”, afirmou Mateus Ferraz.

Adriano Oliveira reforçou a importância da preparação e da confiança na relação entre porta-vozes e veículos de comunicação. “Preparar o porta-voz é essencial para garantir que a comunicação seja assertiva e de interesse público, fortalecendo a relação entre assessoria e mídia”, justificou.

Treinamento
Na parte da tarde, André Fagundes, estrategista digital, conduziu a palestra “Conheça o LinkedIn e Aprenda a Criar Perfis na Plataforma”. Ele abordou a evolução do LinkedIn como um canal de networking e desenvolvimento profissional. “O LinkedIn começou como uma plataforma de troca de currículos, mas hoje é um espaço para compartilhar ideias, aprender e crescer profissionalmente. São mais de 67 milhões de empresas conectadas”, destacou.

O treinamento contou ainda com a participação da fonoaudióloga Marcela Faulstich, que ensinou técnicas de voz e postura para melhorar a comunicação dos porta-vozes. Após revisarem as gravações feitas no início do dia, os conselheiros refizeram as entrevistas, comparando os avanços com a orientação da fonoaudióloga. “O conteúdo só ganha força quando a forma de comunicação está ajustada”, afirmou Marcela.

Ao final do evento, os conselheiros receberam feedbacks personalizados, consolidando os aprendizados em técnicas de comunicação e fortalecimento de suas habilidades como porta-vozes. Rodrigo Moura, conselheiro federal e coordenador do Comitê de Orientação e Fiscalização Profissional (CFISC) do CFQ, também destacou a relevância do treinamento para o trabalho desempenhado pelos representantes do Conselho.

“Esse evento foi muito importante. Falar em nome do Conselho Federal de Química é uma responsabilidade muito grande, enquanto Profissional da Química, e esse tipo de trabalho valoriza o nosso dia a dia junto ao Conselho Federal, nas pautas que a gente entende, em relação aos projetos que a gente apresenta. A forma como se comunicar com a sociedade é muito importante. Então, trabalhar esses aspectos valoriza e enriquece o nosso trabalho”, finalizou.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-promove-2a-formacao-de-porta-vozes-com-foco-na-comunicacao-assertiva-e-habilidades-profissionais/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801