Institucional
Notícias

Em ano repleto de conquistas, CFQ faz balanço de 2024 e contabiliza premiações que garantiram destaque ao Sistema

Em um ambiente de grande celebração, o Sistema CFQ/CRQs realizou, na última quinta-feira (12/12), a solenidade de encerramento das atividades no ano de 2024. O evento ocorreu em Brasília (DF) e reuniu conselheiros federais, membros da diretoria do Conselho Federal de Química (CFQ), presidentes dos Conselhos Regionais de Química (CRQs), colaboradores e convidados para uma noite de confraternização.

A tônica do evento foi de comemoração, afinal em 2024 o CFQ avançou consideravelmente em sua estratégia de se aproximar da sociedade e contribuir para a comunidade da Química no Brasil. Em uma grande retrospectiva, o evento tematizou os inúmeros prêmios conquistados pelo Sistema no ano, o elemento que permeou toda a cerimônia.

Já no discurso de abertura, o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, destacou 2024 como sendo “o ano da colheita”, depois de um esforço de gestão que já passa de seis anos.

“Estamos em tempo de colheita, recebendo os louros e as homenagens que premiam nossa ousadia de fazer mais. Conquistamos o Prêmio Marco Maciel, um dos mais conceituados troféus na área de Relações Institucionais e Governamentais. Na premiação do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas, o Conselhão, o CFQ venceu em quatro de dez categorias, demarcando a excelência que conquistamos em apenas seis anos, partindo do zero para a glória, transformando o Sistema CFQ/CRQs em referência”, afirmou.

Ele disse ainda que há disposição pela continuidade dos rumos adotados pela gestão, sempre com o apoio do Sistema CFQ/CRQs por inteiro.

“Esse trabalho em curso não vai retroceder, mas apenas porque tem o apoio de vocês. Tem o reconhecimento geral de que estamos fazendo um esforço para dar à Química o protagonismo que ela merece, gerando riquezas e melhorando a qualidade de vida da população brasileira. Se alguém estiver contrariado pelo rumo das ações que o Sistema CFQ/CRQs vem tomando, gostaria de dizer que é preciso o tempo todo evoluir, mudar. Não é porque alguém não gosta do cheiro das flores que a primavera vai deixar de acontecer”, concluiu.

Em seguida, houve a entrega da Comenda do Mérito Químico, endereçada a Sergio Maia Melo, professor da Universidade Federal do Ceará e coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Química. Bastante emocionado, ele reafirmou a disposição de continuar o trabalho.

“Realmente é uma emoção muito grande. As olimpíadas de Química começaram como um projeto modesto, envolvendo poucas escolas. Hoje, são milhares em todo país. Os resultados nas olimpíadas internacionais nos deram destaque também no Exterior. Somos referência”, afirmou Maia Melo.

A cerimônia contou com a apresentação de um vídeo de retrospectiva, com as realizações das diferentes áreas. Na parte dedicada às homenagens aos destaques no corpo de colaboradores do CFQ, foram agraciados como gestor com enfoque na mudança de gestão, Renato Melo; analista, lotada na unidade administrativa com enfoque na produtividade, Andressa Pereira Giacomazzo; técnica, lotada unidade financeira com enfoque nas ações sociais, Lilian Jorge De Souza e estagiária, lotada na unidade de tecnologia da informação com enfoque na união do time, Elaine Cristina Silva Costa.

Os responsáveis diretamente por projetos agraciados em cada um dos principais prêmios, como o Prêmio Marco Maciel, os prêmios do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas, nas categorias “Ações de Impacto Regulatório na Profissão”, “Cooperação técnica e parceria institucional”, “Campanha institucional com foco no Cidadão-Usuário do Serviço” e “Aderência à Nova Lei de Licitações”; além dos finalistas do Prêmio Jatobá, de comunicação social, foram chamados ao palco para receber um certificado por sua participação nas conquistas do ano de 2024.

Entre os marcos de 2024, o Conselho Federal de Química (CFQ) lançou o Publica, um novo portal de publicações desenvolvido pela autarquia para ampliar a transparência e a acessibilidade de informações. A plataforma atende à Lei de Acesso à Informação e ao Acórdão 1648 do TCU, disponibilizando dados em formato aberto e leitura por máquina. Com design responsivo, o sistema adapta-se a qualquer dispositivo, permitindo que a sociedade e os profissionais da Química consultem de forma ágil resoluções, portarias e outros atos normativos.

No encerramento da cerimônia, o primeiro vice-presidente do CFQ, Fuad Haddad, lançou sua tradicional mensagem de fim de ano para os convidados. Ele lembrou a todos a importância de valorizar a gratidão como um dos mais importantes valores cristãos e desejou um feliz Ano Novo aos participantes da solenidade.


Fonte: https://cfq.org.br/noticia/em-ano-repleto-de-conquistas-cfq-faz-balanco-de-2024-e-contabiliza-premiacoes-que-garantiram-destaque-ao-sistema/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801