Na terça-feira (25/03), o segundo e último dia do 4º Seminário Internacional de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), realizado em São Paulo pela Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), contou com a participação do Sistema CFQ/CRQs em sua programação. O evento é o maior da América Latina no segmento e tem o suporte do Conselho Federal de Química na qualidade de “apoio patrocinado”.
O conselheiro federal Ubiracir Lima participou de um eixo de debates voltado para desafios e oportunidades para ampliação da produtividade e do market share nacional para o IFA fabricado no Brasil. A retomada da produção nacional, alavancando a participação para além dos atuais 5% do mercado, é um dos objetivos da Abiquifi. O conselheiro Ubiracir defendeu que o entrave para que essa realidade mude não está na falta de talento dos profissionais da Química brasileiros.
“Nós temos os cientistas, nós temos os melhores pesquisadores, temos tudo isso nesse momento. Nós temos cerca de 200 mil profissionais registrados, cadastrados. Isso mesmo. Então ali no meio você vai poder garimpar quem tem essa aptidão, tem essa curiosidade de transformação e de construção molecular, que é exatamente isso que a gente faz para gerar esses intermediários e, claro, um pouquinho mais na frente o insumo farmacêutico ativo”, afirmou Ubiracir.
O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA), Andrey Vilas Boas de Freitas, também participou do diálogo, mediado pelo presidente da Abiquifi, Norberto Prestes.
“O que estou vendo como alguém que assumiu a posição de presidente-executivo da Abifina há pouco tempo é que temos um enorme quebra-cabeça, cujas peças estão todas colocadas na mesa. O trabalho que nós temos como entidades, auxiliado por todos os presentes aqui, é montar isso. A figura disso, o resultante, será o desenvolvimento do Brasil”, afirmou Freitas.
No último dia, o Seminário teve uma série de eventos voltados para questões de produtividade e tendências. Um destaque foi a atividade paralela “Drugs to Watch 2025”, onde os players da indústria farmacêutica procuram projetar quais medicamentos e tratamentos terapêuticos deverão ganhar destaque internacional ao longo do ano.
Ao final, o evento foi avaliado como um sucesso pelos participantes. Norberto Prestes aponta que o objetivo de eventos como o Seminário de IFA é encurtar caminhos e fazer com que todos os participantes da cadeia produtiva tenham a chance de dialogar em um ambiente favorável.
“O papel que acho que temos definido, o papel de uma associação, é sensibilizar e mobilizar. Um evento como esse é aquele momento que você chega num lugar só e tem tudo, é como se fosse um grande shopping center para nosso setor. Então, a gente traz os nossos associados para cá e busca especialistas, outras empresas, prestadores de serviço, pessoas com quem ele não vai ter um contato no dia a dia ou que é de fora do país. Aqui a proposta é oferecer oportunidade de, durante dois dias, todos conversarem e ampliarem seus negócios”, concluiu o presidente da Abiquifi.
Sistema saúda representatividade dos profissionais da Química
O presidente do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV – São Paulo), Hans Viertler, que integra o Comitê de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema CFQ/CRQs (CRIG), aponta como destaque o caráter multidisciplinar do Seminário Internacional de IFA. Na avaliação dele, ao participar do evento na capital paulista, o Sistema coloca o profissional da Química numa posição de destaque ao lado de outros profissionais de diferentes áreas como medicina, farmácia ou biologia.
“Nós muitas vezes temos pouca ligação com os farmacêuticos, por exemplo. A gente percebe que agora isso mudou. Nós queremos que o Conselho Federal e os Regionais de Química, também possam atuar e contribuir na área da saúde. Porque eu acho que tudo que nós fazemos, nós preparamos uma série de matérias primas para produzirmos antibióticos, tudo que você possa imaginar. Nós precisamos, e o mais importante, é colaborar com outras associações. E isso estamos fazendo”, afirmou o presidente do CRQ de São Paulo.
Além de Viertler, o Sistema CFQ/CRQs esteve representado no Seminário por outros integrantes do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), representantes de Conselhos Regionais de Química (CRQs) Raquel Lima (CRQ XIX – Paraíba), Luciano Figueiredo (CRQ XII – Goiás, Tocantins e Distrito Federal) e Wagner Pedersoli (CRQ II – Minas Gerais), além do assessor de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ, Antonio Lannes, e da Chefe da Assessoria de Comunicação, Jordana Saldanha.
Fonte: https://cfq.org.br/noticia/em-sao-paulo-seminario-internacional-de-ifa-se-encerra-com-a-presenca-do-sistema-cfq-crqs-e-representatividade-da-quimica/
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801