Institucional
Notícias

Reputação, conteúdo e estratégia são destaque no I Encontro de Comunicação e Ouvidoria

Com o objetivo de integrar as ações de comunicação do Sistema e fortalecer a atuação das ouvidorias, o Conselho Federal de Química (CFQ) promoveu, entre os dias 23 e 24 de abril, o I Encontro de Comunicação e Ouvidoria do Sistema CFQ/CRQs, em Brasília (DF). O evento reuniu presidentes e representantes das assessorias de comunicação dos Conselhos Regionais de Química (CRQs).

Na abertura do segundo dia do evento, focado em comunicação, Jordana Saldanha, chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ, reforçou que a comunicação deve ser transversal, onde todos têm voz e são ativos importantes para a sua construção.

“Por isso, ela deve ser aprendida, compreendida e colocada em prática por todas as áreas do conhecimento. E essa é a intenção: compartilharmos conhecimento, práticas assertivas e, principalmente, colocá-las em prática, respeitando, claro, as particularidades de cada região e o olhar institucional”, disse.

Para o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, a comunicação é um pilar estratégico: é ela que amplia a visibilidade da autarquia. Para ele, a comunicação de todo o Sistema é imprescindível.

“Eu investi massivamente na questão da comunicação porque eu buscava , e busco, incessantemente a integração. Eu também quero visibilidade. Quanto maior a nossa visibilidade, melhor é a nossa imagem. Melhora a nossa relação com os próprios Químicos e com os conselhos”, afirmou.

Treinamento
Na parte da manhã, Matheus Heberle e Rodrigo Poncinelli, especialistas na área de produção audiovisual da Holding in.pacto, ministraram um treinamento sobre teoria e prática de captação e edição audiovisual mobile. Em sua apresentação, Heberle fez um apanhado histórico sobre a produção de vídeos e reforçou a importância da intencionalidade no momento de produzir vídeos, roteiros e afins.

Ele explicou que memórias e sonhos já constituem uma linguagem audiovisual e que, por isso, todos têm capacidade de transformar histórias em vídeos. Heberle comentou também sobre imagem em movimento, ilusão de ótica e a evolução do cinema.

“Hoje nós temos equipamentos completos que cabem na palma da nossa mão. E isso nos torna, querendo ou não, criadores de conteúdo. Pensar o roteiro, escrever, filmar e editar requer intenção. A criatividade audiovisual está intrinsecamente ligada à intencionalidade”, reforçou.

Poncinelli focou na parte prática e abordou os conceitos básicos para filmagem: ângulos, cortes, focos, movimento, edição (remoção de partes ruins), resolução, textura, luz, brilho e formato. Ele também explicou como usar a “regra dos terços” para posicionar as informações mais importantes nos pontos certos da imagem.

Os participantes puderam fazer perguntas e também participaram de uma atividade prática, com orientações sobre configuração de câmera e o melhor uso do CapCut, aplicativo de edição de vídeos curtos.

Estratégia e cases
Uma das idealizadoras do Encontro, a chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ, Jordana Saldanha, apresentou o Plano de Comunicação 2025 do órgão. Mensagens-chave, objetivos específicos e gerais, e relacionamento com a imprensa foram temas abordados, assim como ações como a gamificação do Mistura Explosiva, cartilhas sobre enchentes e seca, e o combate à desinformação.

Também estão previstas mais parcerias institucionais e workshops. O documento ainda trouxe sugestões de ações para a comemoração dos 70 anos da autarquia. Entre elas: uma exposição de fotos na Câmara dos Deputados, o lançamento de uma revista e uma corrida de rua.

Aislan Renato Balza, gerente de Relações Institucionais e coordenador-geral das Comissões Técnicas do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV – São Paulo), apresentou o CRQ-SP Qualifica. O portal, focado na qualificação de profissionais e estudantes de Química, oferece cursos com aulas ao vivo que também podem ser acessadas posteriormente, pois ficam gravadas na plataforma.

Balza também destacou o canal do YouTube com diversos conteúdos importantes para o universo da Química, apresentados em lives. Além disso, o CRQ-IV produz e-books e guias. Os participantes do Encontro receberam acesso gratuito a um curso da plataforma.

Floriano Rodrigues, coordenador de Comunicação do Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III – Rio de Janeiro), compartilhou atitudes e estratégias para a oferta de conteúdos e o atendimento à imprensa. Ele destacou a proatividade necessária para colocar o CFQ na mídia e ressaltou que, muitas vezes, é preciso fazer contato quase diário com as redações para criar relacionamento.

“Hoje nós temos outra ferramenta para divulgar as notícias da Química: as redes sociais. Podemos usá-las para informar, inclusive por meio de parcerias com influenciadores e outros órgãos”, explicou.

Ativo de comunicação
Thaise Moraes e Marina Bártholo, gerentes de comunicação da in.Pacto, fizeram um resumo dos anos de atuação da equipe na comunicação do CFQ, desde o início, em 2021, até os dias atuais, com uma comunicação premiada, reconhecida e relevante.


Elas explicaram sobre a construção de estratégias assertivas, como fazer um bom planejamento, a definição de objetivos claros e a importância da mensuração constante de resultados. Também abordaram a relevância da presença digital e as melhores práticas de relacionamento com a imprensa.

Ao longo da palestra, responderam perguntas da plateia e deram dicas valiosas para a produção de conteúdo, uso de técnicas de SEO, inteligência artificial, entre outros temas — tudo para construir e gerir a reputação de um órgão.

Confira as fotos do evento!???????

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/reputacao-conteudo-e-estrategia-sao-destaque-no-i-encontro-de-comunicacao-e-ouvidoria/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801