Em uma iniciativa inédita entre conselhos profissionais, o Conselho Regional de Química da 14ª Região — que abrange os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima — conquistou o certificado de mitigação de emissões de carbono, tornando-se o primeiro conselho profissional a obter esse tipo de reconhecimento ambiental.
A certificação foi emitida pela Greenline Associates, empresa que atua com preservação de áreas protegidas na Amazônia e oferece mecanismos de compensação de carbono com base em monitoramento por satélite e documentação técnica auditável. “A gente não queria apenas ficar falando de carbono, de troca de combustíveis. Queríamos devolver à sociedade uma ação concreta, e não só discurso”, afirmou o presidente do CRQ 14ª Região, Gilson Mascarenhas.
A primeira medida adotada pelo Conselho Regional foi a substituição da frota por um veículo elétrico, utilizado em atividades de fiscalização nos quatro estados de jurisdição. Em seguida, foi iniciado o processo de medição e compensação das emissões — tanto da sede quanto das delegacias regionais.
No total, foram compensadas entre 44 e 45 toneladas de CO?, com a neutralização de uma tonelada adicional para garantir que o conselho não fosse apenas neutro, mas carbono positivo. “Fizemos questão de compensar uma tonelada a mais, justamente para sermos positivos do ponto de vista ambiental”, destacou Mascarenhas.
A neutralização foi validada por meio de um processo técnico com base em imagens de satélites como SAT-7, SAT-8 e Sentinel-2, além de documentação completa. As áreas utilizadas para compensação são terras privadas na Amazônia arrendadas pela Greenlife, onde os proprietários recebem para manter a floresta intocada. “Todos os documentos estão disponíveis, inclusive os certificados que comprovam a neutralização das nossas emissões relativas a 2024, garantindo um 2025 completamente compensado”, reforçou o presidente.
Embora, neste primeiro momento, o foco tenha sido neutralizar as emissões do próprio conselho, o CRQ 14ª Região estuda formas de ampliar a ação para os profissionais registrados, especialmente durante o processo de renovação anual. “Assim como as companhias aéreas oferecem a possibilidade de compensar a pegada de carbono na compra da passagem, estamos pensando em incluir esse conceito na anuidade do profissional da química”, adiantou Mascarenhas.
A conquista reforça o compromisso do CRQ 14 com a responsabilidade ambiental, um valor cada vez mais necessário no contexto das mudanças climáticas e da agenda ESG (Environmental, Social and Governance | Ambiental, Social e Governança). A iniciativa pode abrir caminho para que outros conselhos sigam o exemplo, adotando práticas de sustentabilidade e redução de impactos ambientais em suas operações institucionais.
“Essa certificação é um marco para o Sistema CFQ/CRQs e para os conselhos profissionais como um todo. É possível, sim, fazer diferente — e nós mostramos como”, concluiu o presidente do CRQ 14ª Região.
Fonte: https://cfq.org.br/noticia/crq-14a-regiao-e-o-primeiro-conselho-profissional-a-obter-certificado-de-neutralizacao-de-carbono/
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Av. Nossa Senhora do Carmo, 651 - Carmo, Belo Horizonte - MG - 30330-000
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801