Demanda por reagentes seletivos cresce para ampliar produção
O perfil da oferta de insumos disponibilizada ao mercado varia de acordo com a estratégia comercial de cada fornecedor entrevistado, características físico-químicas e tipo de minério a ser processado pelos clientes, desde a extração ao beneficiamento.
Essa cadeia envolve diversas fases intermediárias do processamento, com um intenso uso de produtos químicos voltados para mineração como um todo, cuja demanda poderá aumentar ainda mais por conta do investimento de US$ 68 bilhões que será feito no setor, entre 2025 e 2029, conforme o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
A aplicação dos reagentes ocorre tanto no desmonte da rocha como na concentração e purificação dos recursos minerários lavrados e transportados para as usinas das mineradoras. O objetivo é transformar o minério bruto num produto de valor agregado, pronto para abastecer outros setores metalúrgicos que demandam minerais ferrosos e não ferrosos.
À medida que diminuem os teores de minério dos recursos lavrados, sua complexidade mineralógica aumenta, o que implica o desenvolvimento de reagentes mais seletivos e eficientes pelos fornecedores, avalia Nilson Bartalini, gerente de soluções minerárias para a América Latina, da Clariant. O objetivo, segundo ele é contribuir para garantir a viabilidade econômica das operações dos clientes a partir do uso de minérios menos nobres, os quais requerem novas tecnologias e soluções que sejam aptas a tratá-los, alcançando a qualidade necessária com a menor geração possível de rejeitos.
Na prática, esse cenário obriga as empresas a redobrarem a atenção em relação às mudanças estruturais ocorridas nas características dos minérios processados pelos clientes. Ao acompanhar essa evolução, os fornecedores buscam tornar mais assertivas as diretrizes tecnológicas que fundamentam a inovação de seus respectivos portfólios, inclusive no que se refere à sustentabilidade ambiental, segundo ele.
Leia a matéria completa em: https://www.quimica.com.br/mineracao-demanda-por-reagentes-seletivos/
Fonte: O aproveitamento de minérios finos somado à pressão mercadológica por processamento limpo está estimulando o desenvolvimento e consumo de uma gama de produtos químicos para tornar a redução minerária mais competitiva e sustentável.
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Av. Nossa Senhora do Carmo, 651 - Carmo, Belo Horizonte - MG - 30330-000
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801