Institucional
Notícias

CFQ promove painel online para debater a utilização da inteligência artificial e os benefícios da Indústria 4.0 na Química

O Conselho Federal de Química (CFQ) promoveu, de forma online, nesta quinta-feira (04), o Falas da Química: Indústria 4.0 e Inteligência Artificial. O painel contou com André Simões, Licenciado e Mestre em Química, e Arquiteto de Aprendizagem com atuação em Transformação Digital, Design Instrucional, Indústria 4.0, Química e Sustentabilidade, como palestrante; a mediação foi conduzida pelo conselheiro federal Sérgio de Paula Machado, coordenador do Comitê de Inovação e Inteligência Artificial do CFQ.

Simões iniciou sua fala traçando uma linha histórica das revoluções industriais e suas descobertas até chegar à quarta revolução, a que vivenciamos hoje. Citou que a indústria química vem se digitalizando de forma muito acelerada e apontou como principais ganhos a automação de serviços, monitoramento em tempo real, aquisição de dados com feedbacks mais ágeis, flexibilidade, entre outros.

“O mercado exige profissionais com domínio crítico e o ensino precisa acompanhar essas transformações. É necessário embarcar nessa nova era até porque quem está cursando uma cadeira em Química vai operar essa tecnologia futuramente. Por isso, iniciativas como este painel são muito importantes”, afirmou.

Ele apontou ainda a ampla gama de aplicações da inteligência artificial no segmento, áreas diversas que envolvem utilização nos processos industriais, na biologia sistêmica, na química industrial. O palestrante trouxe dados, originados na Confederação Nacional da Indústria (CNI), que apontam que somente em 2025 foram investidos mais de US 210 bilhões de dólares em empresas desenvolvedoras de softwares para a simulação de processos e uma diversidade de modelagens, entre outras tecnologias, evidenciando o aquecimento do mercado.

Segundo o palestrante, os setores de petróleo, gás, energia e produção de fármacos são alguns dos mais beneficiados com a utilização da inteligência artificial e outros artifícios originários da quarta revolução industrial.

“A otimização de reações e rendimentos, a prevenção de falhas em equipamentos, o controle de qualidade, a produção mais eficiente e limpa e o controle de qualidade são alguns dos impactos já alçados e que têm previsão de alcance ainda maior com o uso correto”, afirmou Simões, destacando a necessidade de aperfeiçoamento constante dos operadores.

Próximo ao fim do painel virtual, Simões respondeu perguntas do moderador, Sérgio Machado, e de pessoas que o acompanhavam de forma online. Entre elas, quais conhecimentos o profissional de química precisa adquirir, quais estudos continuados devem ser adotados para atualização profissional, e como o sistema pode ajudar a apoiar os profissionais e estudantes nessa transformação.

Para ver o painel na íntegra, acesse o canal oficial do CFQ no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=QDmMW-qFxZo???????

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-promove-painel-online-para-debater-a-utilizacao-da-inteligencia-artificial-e-os-beneficios-da-industria-4-0-na-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Av. Nossa Senhora do Carmo, 651 - Carmo, Belo Horizonte - MG - 30330-000

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801