Institucional
Notícias

Ações europeias fecham em baixa à medida que os investidores reagiram aos lucros

As ações europeias recuaram nesta sexta-feira, após fechar a sessão anterior em máximas históricas.


As ações europeias recuaram nesta sexta-feira, após fechar a sessão anterior em máximas históricas, com os investidores reagindo a outro dilúvio de lucros corporativos e dados econômicos.

O índice pan-europeu Stoxx 600 terminou em queda de 0,4%, com a maioria das principais bolsas e setores em território negativo. As ações de viagens e lazer caíram 2,5% para liderar as perdas, enquanto as ações de produtos químicos subiram 1%.

A rápida disseminação da variante do delta Covid-19 e as medidas regulatórias na China continuaram a pesar sobre o sentimento na Europa, mas as ações europeias ainda estavam em curso para um sexto mês consecutivo de ganhos.

Os ganhos continuaram a ocupar o centro das atenções com BNP Paribas, Renault, Air France-KLM e IAG entre os grandes nomes que reportaram hoje.

O BNP Paribas relatou um aumento anual de 26% no lucro líquido no segundo trimestre, para 2,9 bilhões de euros (US$ 3,44 bilhões), superando as expectativas do mercado devido à recuperação da atividade empresarial. As ações do credor francês caíram 1,2%.

A Renault registrou um lucro líquido trimestral de 354 milhões de euros no primeiro semestre do ano, ante uma perda substancial de quase 7,3 bilhões de euros no mesmo período do ano passado, uma vez que a pandemia interrompeu a produção em toda a indústria. A montadora francesa previu um lucro para o ano inteiro em 2021, apesar dos desafios causados pela escassez global de semicondutores. As ações da Renault caíram 3%, no entanto.

A L'Oréal relatou ontem uma aceleração no crescimento das vendas no segundo trimestre, em parte devido ao aumento nas vendas de maquiagem nos EUA, à medida que os bloqueios diminuíram. As ações ganharam 0,3%.

No topo do Stoxx 600, a Euronext ganhou 5,3% após relatórios de lucros. O UniCredit da Itália subiu 3,1% após uma forte queda nos lucros do segundo trimestre. No final do índice, a empresa britânica de garantia de qualidade Intertek despencou 8% após os resultados do primeiro semestre.

Com relação aos dados, a economia da zona do euro registrou uma recuperação mais acentuada do que o esperado no segundo trimestre, crescendo 2% a cada trimestre, de acordo com o escritório de estatísticas da UE, Eurostat.

A inflação na zona do euro subiu para 2,2% em julho, a maior taxa desde outubro de 2018 e acima da meta de 2% do Banco Central Europeu. No entanto, os formuladores de política do BCE indicaram que esperam ultrapassagens temporárias.

A inflação anual dos preços ao consumidor na Alemanha atingiu 3,1% em julho, a maior desde agosto de 2008, levando um importante sindicato do setor de serviços a pedir aumentos salariais imediatos e substanciais.

Euro Stoxx 50 (STOXX:SX5E) índice formado pelas 50 ações com maior liquidez, fechou em baixa de -0,6%, sendo cotado a 4.094,02

Confira o Ranking dos papéis que mais subiram e caíram na Euronext.

O índice FTSE 100 (FTSE:UKX), principal indicador de desempenho do mercado acionário do Reino Unido representando a variação das cem principais companhias da Inglaterra, fechou em baixa de -0,7%. Veja o desempenho de todos os ativos da terra da rainha.

Em Paris, o Índice CAC 40 (EU:PX1), composto por ações das 40 maiores companhias negociadas na Bolsa de Valores da Euronext Paris, caiu -0,3%.

Na Itália, o índice BIT (BITI:FTSEMIB), composto por ações das 40 maiores companhias negociadas na Bolsa de Valores de Milão, representando 10 diferentes setores da economia italiana desvalorizou -0,6%.

Na Alemanha, o índice DAX (DBI:DAX), composto pelas ações das 30 de empresas negociadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (Deutsche Börse), fechou em baixa de -0,6%, sendo cotado a 15.544,39. Confira o ranking completo dos papéis negociados na Alemanha.

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801