Institucional
Notícias

Sistema CFQ/CRQs garante espaço aos profissionais dentro das empresas químicas

Para o presidente do CRQ XX (MS), Luiz Miguel Skrobot Junior, o papel primordial do Sistema CFQ/CRQs é representado por uma palavra: garantia.

Para o presidente do CRQ XX (MS), Luiz Miguel Skrobot Junior, o papel primordial do Sistema CFQ/CRQs é representado por uma palavra: garantia. Garantia essa que os Conselhos de Fiscalização da Profissão da Química têm papel de oferecer à sociedade.

“O Sistema CFQ/CRQs garante que apenas o profissional habilitado legalmente possa exercer a profissão e, mais do que isso, garante o espaço de trabalho desses profissionais dentro das empresas que exploram a Química como atividade econômica. Garantindo, assim, a qualidade dos mais diversos produtos e serviços consumidos pela sociedade, pelo simples fato do profissional da Química estar sempre presente, cumprindo seu papel, seja nos laboratórios para o controle de qualidade, para o tratamento de água, na indústrias ou nos serviços prestados nas diversas áreas da Química”, diz Skrobot Junior.

No que se refere às questões locais, no Mato Grosso do Sul, o presidente do CRQ XX entende que o papel da fiscalização das atividades da Química ainda deve ser o foco principal. Ele, porém, indica que há todo um esforço para fazer com o que o conselho se aproxime cada vez mais da sociedade sul-mato-grossense, para fortalecimento da profissão. Ele frisa que hoje já existe um grande aparato tecnológico para atendimento dos profissionais da Química do estado.

“O que de melhor fizemos no CRQ XX foi apostar no avanço tecnológico. Nós somos um conselho que hoje utiliza o SEI (Sistema Eletrônico de Informação). Nossos processos estão todos documentados dentro do SEI, que é do governo federal e foi desenvolvido dentro do TRF4. Nós utilizamos a plataforma do site do governo federal, temos convênio com o Ministério da Economia, oferecemos facilidades para que o profissional pague sua anuidade em qualquer caixa automático BB e utilize o cartão de qualquer banco.

Acima de tudo, primamos pela fiscalização, qual será ampliado o quadro de fiscais já no mês de agosto, com processo seletivo já em andamento. A fiscalização é o mote que dá tanto à sociedade sul-mato-grossense quanto aos profissionais da Química garantia, seja de consumo ou de trabalho”, conclui.

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801