Henkel, L’Oréal, LVMH, Natura & Co e Unilever anunciaram uma colaboração global para co-desenvolver uma avaliação de impacto ambiental em toda a indústria.
Henkel, L’Oréal, LVMH, Natura & Co e Unilever anunciaram uma colaboração global para co-desenvolver uma avaliação de impacto ambiental em toda a indústria e um sistema de pontuação para produtos cosméticos. O objetivo é co-projetar uma abordagem que seja agnóstica quanto à marca e que forneça aos consumidores informações claras, transparentes e comparáveis sobre o impacto ambiental, com base em uma metodologia comum baseada na ciência.
As companhias estão convidando outras empresas de cosméticos para participar da iniciativa. Será criado um consórcio aberto a todas as empresas de cosméticos que desejam se associar e contribuir para a concepção de um sistema que permita aos consumidores comparar produtos cosméticos dentro de uma mesma categoria. A pontuação geral informará os consumidores sobre o impacto ambiental dos produtos, levando em consideração todo o seu ciclo de vida.
A proposta é que o consórcio trabalhe com a consultoria de sustentabilidade Quantis, para garantir uma abordagem científica e robusta e para que os esforços para co-construir a metodologia de avaliação e o sistema de pontuação sejam orientados e articulados em torno de: um método comum para medir os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos produtos; um banco de dados comum sobre impactos ambientais de ingredientes e matérias-primas padrão usados em formulações e embalagens, bem como durante o uso do produto; uma ferramenta comum que permita a cada marca calcular o impacto ambiental de produtos individuais; e um sistema de pontuação harmonizado.
A metodologia, base de dados, ferramenta e sistema de pontuação serão verificados por partes independentes. As cinco empresas reunirão sua experiência e conhecimento no desenvolvimento de metodologias de avaliação de impacto ambiental (como é o caso da Henkel, LVMH, Natura & Co e Unilever) e de um sistema de rotulagem ambiental e social (desenvolvido pela L’Oréal).
O consórcio também consultará especialistas externos, incluindo cientistas, acadêmicos e ONGs para garantir a integridade contínua da abordagem. Os trabalhos desenvolvidos pelo consórcio serão publicados e disponibilizados de forma estritamente voluntária, tanto pelos participantes do consórcio como pelas demais partes interessadas.
Fonte:
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
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