Você sabia que a nossa pele precisa de proteção contra os danos causados pela radiação solar até mesmo à noite, após sua exposição ao sol?
Você sabia que a nossa pele precisa de proteção contra os danos causados pela radiação solar até mesmo à noite, após sua exposição ao sol? É claro que sair do sol na hora certa pode minimizar, e muito, as consequências negativas na pele, mas elas não ocorrem apenas durante essa exposição. Novas descobertas indicam que o estresse causado pela radiação UV continua por horas, e pode ser o responsável por cerca de metade dos danos causados à pele em decorrência do sol.
De fato, não é surpreendente que a exposição ao sol não apenas induza danos imediatos e intensos à pele, mas também danos prolongados, de menor intensidade. Isto se torna óbvio quando se considera a reação natural de bronzeamento, que nada mais é do que a resposta da pele aos danos causados pela radiação ultravioleta: o escurecimento imediato do pigmento começa durante a exposição e é instantaneamente visível, pois é causado pela melanina já presente na pele. Já o bronzeamento tardio, que surge alguns dias depois da exposição aos raios ultravioleta, é estimulado por reações de sinalização endógena. Esse exemplo pode nos ajudar a entender que sair do sol não é suficiente para proteger a pele contra seus efeitos negativos.
Na verdade, a luz solar pode desencadear efeitos persistentes, denominados como danos retardados à pele induzidos pelo sol, que também precisam ser neutralizados. Entenda: a luz solar induz a geração de radicais de oxigênio e de nitrogênio, que levam a melanina da pele a um estado de excitação. Posteriormente, a melanina transfere esse excesso de energia para o DNA, provocando danos subsequentes à pele. Além do estresse oxidativo induzido pelo sol, os radicais livres ocorrem em resposta a uma variedade de fatores intrínsecos e extrínsecos, que promovem o tão indesejado envelhecimento prematuro da pele.
Essa parcela, um tanto negligenciada, dos danos retardados à pele induzidos pela radiação solar, sugere a necessidade de conceitos cosméticos inovadores como, por exemplo, "proteção solar após o pôr do sol" ou "produtos noturnos de proteção solar", visando o combate aos danos do sol em sua totalidade.
Com base em todas essas informações, a Lipoid Kosmetik desenvolveu o HerbaProtect NOX, um ativo inovador, aprovado COSMOS, que protege contra os danos induzidos à pele posteriormente à exposição ao sol e contra o envelhecimento prematuro. Ele é composto por três componentes ativos vegetais: flor de romã, folha de perila e ameixa kakadu, todos associados em um extrato concentrado e padronizado, totalmente livre de conservantes.
Frutas, sementes e folhas de romã são fontes de fitoquímicos importantes, como flavonóides e taninos, e têm alto poder antioxidante e propriedades fotoprotetoras. Mas o extrato das flores de romã apresenta uma atividade antioxidante ainda superior, com a capacidade de eliminar espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio (ROS, NO) e de proteger as células da pele contra a radiação UV-A. Além disso, ainda estimula a produção de colágeno e de elastina, enquanto desacelera a sua degradação.
Já os extratos de folhas de perilla apresentam uma diversa gama de atividades biológicas, incluindo propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Notadamente, o extrato da folha de perilla é sugerido como um agente potente para a prevenção do envelhecimento da pele, já que tem efeitos protetores contra os danos à matriz dérmica induzidos por UV. Mais precisamente, extratos de folhas de perilla diminuem a expressão da enzima óxido nítrico sintase (NOS), resultando em níveis mais baixos de espécies reativas de nitrogênio (NO). Podem ainda inibir a função da NADPH oxidase (NOX) e reduzir os níveis de espécies reativas de oxigênio (ROS) produzidos por esta enzima. Os principais compostos ativos são os polifenóis, entre eles o ácido rosmarínico, que é um potente eliminador de ROS, a luteolina e a apigenina.
Agora, sobre a ameixa Kakadu: é a fonte mais rica em vitamina C, com seu teor variando entre 3,5% e 5,5% do peso úmido da fruta, sendo 100 vezes superior à concentração desta vitamina em laranjas. Além dessa concentração de vitamina C bastante elevada, a ameixa Kakadu contém muitos outros compostos extremamente valiosos, como: ácido gálico, ácido elágico e luteolina, que também contribuem para sua alta atividade antioxidante.
Devido a sua composição única, o HerbaProtect NOX é capaz de atuar nas espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio, bem como no peroxinitrito (ONOO?), que é o principal fator de danos retardados à pele induzidos pela exposição à radiação solar.
Nos ensaios de exposição de queratinócitos humanos ao peroxidonitrito, ou ao peróxido de hidrogênio, o HerbaProtect NOX a 0,02% foi capaz de reduzir, em 60%, o estresse oxidativo mediado pelo peróxido de hidrogênio e, o mais importante, apresentou proteção específica contra o dano celular mediado pelo peroxidonitrito em cerca de 20%!
Em outro ensaio foi verificado que o HerbaProtect NOX a 0,1% foi efetivamente capaz de reduzir em 22% os danos ao DNA na pele, após a sua exposição à radiação UV-A.
E, em um teste realizado em voluntários, verificou-se que aplicação de HerbaProtect NOX a 1%, após exposição da pele ao UV-A, foi capaz de proporcionar proteção imediata e de longo prazo contra o estresse oxidativo induzido pelo sol, aumentando a capacidade antioxidante da pele por várias horas!
Desta forma, os testes realizados demonstraram melhora, tanto imediata quanto de longo prazo, da capacidade antioxidante da pele. E este aumento da defesa da pele contra o estresse oxidativo, promovido por HerbaProtect NOX, pode, de fato, diminuir os danos induzidos pelo sol, reduzindo também o envelhecimento cutâneo prematuro.
As propriedades do HerbaProtect NOX o tornam um ingrediente ativo perfeito para a formulação de produtos para:
• cuidados pós-sol (reparadores noturnos e/ou máscaras noturnas regeneradoras);
• cuidado diário da pele (proteção contra a luz visível e proteção solar);
• produtos antioxidantes e eliminadores de radicais livres;
• além de formulações para promover o envelhecimento belo (“beautiful aging”).
A concentração de uso recomendado para este ingrediente ativo é de 0,5% a 3%.
Em nosso site você pode encontrar mais informações, mas não deixe de fazer o teste e comprovar na pele os efeitos desse ativo poderoso!
Peça sua amostra gratuita mandando um e-mail para: contato@lipid.com.br. Nossa esquipe está sempre à sua disposição para ajudar você a conquistar os melhores e mais surpreendentes resultados!
Fonte:
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801