Em 1º de novembro, foi realizada a Assembleia Geral da Academia Mundial de Ciências.
Em 1º de novembro, foi realizada a Assembleia Geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês), como parte da 15ª Conferência Geral da TWAS, que ocorreu de modo virtual entre os dias 1 e 4 de novembro.
Foram nomeados 58 novos membros, elevando o número total de membros da TWAS para 1.343. Este ano, o destaque ficou por conta das mulheres: 20 dos novos membros são do gênero feminino, representando 34% da nova classe.
Para integrar a TWAS, o candidato precisa ser membro da academia de ciências do seu país. Assim, foram eleitos sete brasileiros, todos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências. São eles:
Adalberto Luis Val | Vice-presidente da ABC para a Região Norte. Representante da área de biologia
Pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Estuda as adaptações ambientais de peixes da Amazônia, seu uso para segurança alimentar e piscicultura nos últimos 40 anos. Contribuiu com a formação de pessoal na Amazônia e chefiou o INPA por oito anos.
Ado Jorio de Vasconcelos | Representante da área de ciências físicas
Professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha com pesquisa e desenvolvimento de instrumentação científica em óptica para o estudo de nanoestruturas com aplicações em novos materiais e biomedicina.
Márcia Walquíria De Carvalho Dezotti | Representante da área de ciências da engenharia
Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estuda tópicos de alta relevância para o Brasil, como poluentes emergentes e processos biológicos avançados. Publicou nas melhores revistas internacionais (124 artigos), é uma das pesquisadoras mais citadas no Brasil na área de engenharia química, e teve destacado desempenho na formação de alunos de mestrado e doutorado. Seu trabalho de pesquisa é apreciado e respeitado internacionalmente.
Mariangela Hungria da Cunha | Representante da área de ciências médicas e da saúde
Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Soja. Agrônoma, microbiologista de solos, com grande contribuição para a sustentabilidade da agricultura, especializada em fixação biológica de nitrogênio e outros processos microbianos visando a substituição de fertilizantes químicos. Seu trabalho tem elevados impactos econômicos, ambientais e sociais, com ênfase em países do Terceiro Mundo. Ela foi a primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.
Marilia Oliveira Fonseca Goulart: | Representante da área de ciências químicas
Professora titular do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Deu contribuições inovadoras para a bioeletroquímica e molecular, ligando as ciências da vida dos produtos naturais da eletroquímica, no que diz respeito à transferência de elétrons e estresse oxidativo relacionado às doenças negligenciadas do câncer nitroaromático das quinonas.
Nísia Trindade Lima | Representante da área de ciências sociais e econômicas
Presidente da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, onde é pesquisadora sênior em Saúde Pública. Seu trabalho é referência na área de ciências sociais e saúde pública, com grande reconhecimento no meio científico brasileiro e internacional. Há mais de 30 anos ocupa importantes cargos de gestão na Fiocruz. Ela coordenou a criação de novos setores e programas de ciência, tecnologia e inovação, assim como liderou a instituição na resposta às recentes emergências de saúde pública de zika, chikungunya e COVID-19.
Santuza Teixeira | Representante da área de ciências de biologia molecular
Primeira docente do sexo feminino como professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Suas pesquisas na área de parasitologia molecular trouxeram contribuições importantes para o estudo das doenças parasitárias.
Uma novidades desta eleição de membros é que pela primeira vez foram selecionados pesquisadores da Geórgia, Sérvia e Nova Zelândia. A República da Gâmbia tem o seu primeiro representante eleito em mais de 15 anos.
Fonte:
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801