Produtos à base de jambu, erva da Amazônia conhecida pela sensação de tremor que causa na boca são alguns dos cosméticos que serão expostos na 16ª edição da Beauty Fair.
Produtos à base de jambu, erva da Amazônia conhecida pela sensação de tremor que causa na boca são alguns dos cosméticos que serão expostos na 16ª edição da Beauty Fair – a maior feira de beleza profissional das Américas, que ocorrerá de 20 a 23 de novembro de 2021, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Além do famoso jambu, os empreendedores da região levam para a Feira os produtos criados com à base dos insumos da Amazônia, com respeito ao meio ambiente e socialmente responsável.
O Pará será o único estado a ser representado em estande coordenado pelo Sebrae e que será um espaço de comercialização e abertura de canais para 12 pequenos negócios atendidos em parceria com o Governo do Estado do Pará por meio do Arranjo Produtivo Local - APL de Cosmético.
No estande do Pará terá empresas que oferecem produtos para cabelo e corpo, óleos corporais, suplementos para beleza, essências e perfumaria. No espaço terá exposição e comercialização desses produtos e network entre os empreendedores e empresas visitantes.
O Sebrae no Pará vem atuando no setor da bioeconomia desde o início dos anos 2000 por meio de projetos para a cadeia produtiva com ações de Inovação e Tecnologia com foco no mercado. Uma das ações foi o mapeamento da cadeia produtiva de cinco estados da região Norte, o que direcionou para o fortalecimento de um grupo de atendimento empresarial no Pará.
Em 2018 foi criado um projeto específico de atendimento e direcionamento das empresas para que se adequassem às exigências propostas para a indústria do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos dentro e fora do Brasil. “O primeiro eixo foi trabalhar a regulamentação e atuar com frentes de incremento tecnológico como testes de dermocosméticos, embalagem, rotulagem, além das parcerias com agregação de valor no mercado nacional e internacional”, explica Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.
Rubens reforça que o Sebrae realiza um grande esforço para fortalecer o segmento em nível nacional, uma vez que os bionegócios e a Amazônia estão na pauta do dia. “É um valor agregado enorme falar da região para o mundo e as empresas paraenses têm uma grande oportunidade em poder contar com redes de parceiros estratégicos no segmento”, lembra o diretor ao ressaltar que o Sebrae no Pará participa do APL de Cosméticos junto com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia - Sedeme e o Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Pará - Sinquifarma - que promovem essa discussão junto com a Federação das Indústrias do Estado do Pará - Fiepa para promover parcerias importantes junto com o PCT Guamá.
“Temos um resultado muito importante para os empreendedores que não tem condições de investir em testes e laboratórios: o contrato com o Imecap Brasil, que vai adquirir toda a produção da cooperativa de Salvaterra que trabalha com a extração de óleos e insumos da florestas”, comemora Rubens ao se referir ao contrato assinado em setembro deste ano.
A concepção do estande paraense é focada em um olhar estratégico voltado para a Amazônia, afim de mostrar para o mundo os bionégocios frutos dos insumos da Amazônia como um produto diferenciado e preparado para acessar diferentes mercados. Tudo isso com base em produzir para preservar, utilizando os insumos da floresta sem devastar e cuidando para que as próximas gerações tenham a mesma preocupação com a sustentabilidade e a geração de renda para os povos da floresta.
Desenvolver o mercado da beleza é a proposta da Beauty Fair – Feira Internacional de Beleza Profissional, que há 16 anos participa da vida e dos negócios de milhões de profissionais, lojistas, indústrias, distribuidores e exportadores do mundo todo. A Feira é a porta de entrada para empresários que desejam criar conexões de negócios em toda a América do Sul. Na Beauty Fair, as rodadas de negócios garantem a aproximação da indústria com o perfil adequado de exportador/distribuidor. São esperadas a visita de mais de 20 mil profissionais nos três dias de evento.
No espaço, os visitantes encontram as melhores marcas de beleza e podem negociar ou comprar com condições únicas e especiais, além de encontrar oportunidades de atualização profissional em um dos mais prósperos setores do Brasil.
p>Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/especial-publicitario/sebrae-para/compre-do-pequeno-amazonia-market/noticia/2021/11/22/bionegocios-da-amazonia-na-maior-feira-de-cosmeticos-da-america-do-sul.ghtmlFonte:
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