O Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do Sistema CFQ/CRQs promoveu nesta quarta-feira (8/12) a derradeira reunião do ano de 2021.
O Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do Sistema CFQ/CRQs promoveu nesta quarta-feira (8/12) a derradeira reunião do ano de 2021, a última em preparação ao seminário de elaboração da Agenda Legislativa 2022, que deverá ocorrer em Brasília, em 19 e 20 de janeiro.
Desta vez, a reunião do CRIG foi realizada na sede do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV – São Paulo). O anfitrião, Hans Viertler, presidente do CRQ paulista, deu as boas-vindas aos participantes. Ele disse que a iniciativa criou mecanismos para que o Sistema mantivesse contato permanentes com o Congresso Nacional “para a discussão de pautas que são do interesse da área Química”.
Em seguida, o coordenador do CRIG e presidente do Conselho Regional de Química da 3ªRegião (CRQ III – Rio de Janeiro), Rafael Almada, agradeceu a acolhida e reforçou o entendimento de Viertler.
“Essa relação com o Congresso é muito importante, mas a gente precisa ter um norte, que seja público e claro”, afirmou, acrescentando que a Agenda Legislativa é um passo importante nesse sentido.
A elaboração da Agenda responderá a uma dinâmica pensada para obter o resultado mais fiel ao entendimento do Sistema: cerca de 60 projetos de possível interesse que tramitam na Câmara foram mapeados; em seguida, eles foram divididos em três grandes grupos temáticos: um que reúne as propostas que se referem aos profissionais e questões trabalhistas, outro se refere às instituições cuja atuação é correlacionada com a Química e seus profissionais. O terceiro, relacionado à própria condição dos conselhos profissionais.
Os participantes da Agenda, em especial os presidentes de CRQs e os conselheiros federais, serão convidados a escolher o grupo ao qual integrarão. Há limite de vagas para cada grupo, de forma a garantir a representatividade do Sistema CFQ/CRQs de maneira equilibrada. Escolhido o grupo de interesse, o participante receberá, por e-mail, um documento com todos os projetos que ficarão a cargo do seu grupo. O documento, chamado “caderno de projetos”, será um arquivo em PDF clicável, no qual será possível consultar a íntegra de cada projeto, bem como sua tramitação, relatórios e votos diretamente no site da Câmara dos Deputados.
Para que o trabalho seja produtivo no evento de elaboração da Agenda, é importante que os participantes cheguem a Brasília familiarizados com os temas que debaterão. A sugestão do CRIG é que cada um imprima o seu caderno de projetos e nele traga, anotados, os pontos que desejará dividir com seu grupo nos dias marcados.
No evento propriamente dito, os projetos serão repassados um a um. Uma vez discutidos, a dinâmica prevê que o grupo produzirá uma lista em que os projetos eleitos prioritários serão apontados. Ao final do trabalho, o resultado do debate nos grupos será exposto a todos os participantes, que poderão ver o que foi definido pelos demais e ter uma ideia do que comporá o documento final – a Agenda Legislativa 2022, que será lançada ao longo do ano e distribuída a parlamentares e autoridades.
O CRIG acredita que a elaboração da Agenda Legislativa será um momento histórico dentro do Sistema CFQ/CRQs. A estruturação do setor de RIG é um processo que avança desde 2018 mas que somente a partir da conclusão da Agenda poderá evoluir positivamente.
Além de Almada, compõem o CRIG os conselheiros federais Rodrigo Alan de Moura Rodrigues, Wagner Contrera Lopes e Suely Schuh; e os presidentes dos CRQs XXI (Espírito Santo), Alexandre Vaz Castro, XIV (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) Gilson da Costa Mascarenhas e XI (Maranhão), José Ribamar Cabral Lopes.
Fonte: http://cfq.org.br/noticia/crig-se-reune-em-sao-paulo-e-define-ultimos-preparativos-para-seminario-da-agenda-legislativa/
Fonte:
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801