Institucional
Notícias

As metas para o futuro do setor de produtos de limpeza

Em setembro, a Abipla realizou eleições para definir a nova gestão para os próximos três anos.

Em setembro, a Abipla realizou eleições para definir a nova gestão para os próximos três anos.

A chapa, encabeçada por Juliana Marra, garantiu a reeleição e continuará no comando da entidade.

Em nossas discussões sobre o planejamento estratégico para este período, chegamos a alguns pontos principais sobre o futuro do setor – e que vêm sendo bastante trabalhados pela Abipla, nos últimos anos: a importância dos saneantes para a saúde pública, a necessidade de um ambiente de negócios propício à inovação e a preocupação ambiental na atividade industrial.

Saúde pública

Os produtos de limpeza cumprem um papel fundamental na proteção da saúde pública da sociedade.

Lembro que, logo no início da pandemia, ainda em 2020, nas reuniões com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Webert Santana, coordenador de saneantes da Gerência de Produtos de Higiene, Perfumes, Cosméticos e Saneantes (GHCOS), me disse que os produtos de limpeza são a primeira vacina contra diversos tipos de doenças.

E é verdade. Os saneantes são capazes de neutralizar inúmeros tipos de patógenos e previnem contaminações, criando uma barreira de proteção para as pessoas.

Mas é claro que, para que eles sejam eficazes, é necessário seguir as instruções contidas nos rótulos e comprar apenas produtos que passaram pela aprovação da Anvisa.

Para ajudar o consumidor na identificação dos saneantes e suas funções, a Abipla disponibiliza, gratuitamente, em seu site, o Guia de Produtos de Limpeza (https://abipla.org.br/guia-de-produtos-de-limpeza/).

A ideia é oferecer informação, em linguagem simples e direta, sobre as principais categorias de produtos de limpeza.

Com isso, as pessoas terão maior segurança na manipulação e usarão os saneantes adequados, de acordo com sua finalidade.

O guia aborda, além das principais categorias de saneantes, os diferentes processos de higienização, como limpeza, desinfecção e esterilização, e orienta sobre como estão organizadas as informações contidas nos rótulos.

Inovação

A indústria de produtos de limpeza é conhecida por sua capacidade de inovação.

Como são empresas que investem muito em pesquisa e desenvolvimento, o mercado recebe novos itens com frequência.

Sabões com enzimas, produtos hipoalergênicos, lenços sanitizantes, bactericidas em spray são apenas alguns exemplos de lançamentos recentes.

Há uma infinidade de novos saneantes chegando às prateleiras todos os anos, apesar de o Brasil, por conta de questões estruturais, ainda ser um país desafiador para a inovação.

A alta informalidade, o custo de operação e a burocracia são alguns dos temas que causam morosidade, não só a um maior desenvolvimento do nosso setor, como o da atividade industrial brasileira.

O Brasil tem um grande potencial de crescimento no setor de produtos de limpeza e os brasileiros podem ter acesso a uma série de produtos inovadores que facilitam o dia a dia das famílias, caso essa questão seja tratada de maneira assertiva.

Por isso, a Abipla está sempre disposta a dialogar com o Poder Público para o desenvolvimento de um ambiente de negócios mais condizente com o estágio atual das empresas do Brasil.

O constante diálogo multilateral tem ajudado a construir um ambiente regulatório convergente, especialmente no âmbito do Mercosul.

Ainda, temos assento permanente no INCPA – International Networking of Cleaning Product Associations, em que estamos operando para que as normas internacionais sejam recepcionadas e aplicadas no Brasil, o que possibilita o lançamento concomitante dos mais modernos produtos de limpeza do planeta por aqui também e, no mesmo passo, que o fabricante brasileiro possa exportar sem qualquer barreira.

Sustentabilidade

Outro ponto que temos discutido, de forma permanente, é a questão ambiental.

Acreditamos que a reciclagem das embalagens pós-consumo, por meio de ampliação e melhoria da coleta, triagem, beneficiamento, valorização e comercialização, é o ciclo inevitável e coerente a ser perseguido e implementado pelas empresas.

Temos visto um grande desenvolvimento de fórmulas concentradas, com menores embalagens e excelente rendimento, refis dos mais variados tipos, compromisso em usar, exclusivamente, embalagens recicladas e até cessar o uso de produtos derivados do petróleo nas formulações.

Além disso, a preocupação com a biodegradabilidade das fórmulas é perene. A meta é criar produtos seguros, eficazes, eficientes e que causem o menor impacto ambiental possível em todas as suas etapas: produção, consumo, descarte e reuso.

Fonte: https://www.quimica.com.br/as-metas-para-o-futuro-do-setor-de-produtos-de-limpeza-abipla/

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801